quinta-feira, 27 de junho de 2019

«OPINIÃO» "PORQUÊ QUE O MUNDO E A SOCIEDADE ESTÃO ASSIM - PORQUE HÁ PESSOAS QUE NÃO MERECIAM OCUPAR LUGARES DE DESTAQUE NA NOSSA SOCIEDADE, EM QUALQUER PAÍS E NO MUNDO E OCUPARAM" -

Há pessoas que não mereciam ter e ocupar os lugares destaque na sociedade, em qualquer país e no mundo e ocuparam, também há pessoas que tinham credibilidade deram as provas a sociedade, os seus países e o mundo, mas agora já não têm nada a dar a sociedade, os seus próprios país e o mundo – Devem afastar e dar os lugares aos outros.
FAZEREM O ALGO OU UM TRABALHO PARA BEM DE TODAS AS PESSOAS OU HUMANIDADE, PAÍSES E O MUNDO – NESSE MOMENTO DEVE REFLETIR.
Caso concreto do nosso país (RGB) há – Personalidade que já nos deram muito - (Nós Guineenses, Amigos da Guiné – Bissau e a própria Comunidade Internacional) agradecemos as suas contribuições, mas os tempos Deles acabaram, nesse preciso momento para bem Deles, dos seus Amigos, do nosso país (RGB) e da Comunidade Internacional.
DEVEM DAR OS SEUS LUGARES AOS OUTROS, NÃO HÁ MAIS CONDIÇÕES PARA ELES CONTINUAREM EM FRENTE DO PAIS E EM QUALQUER LUGAR DE DESTAQUE NA NOSSA SOCIEDADE – QUANDO SE FALA DA SOCIEDADE ESTAMOS FALAR DE GRUPO DAS PESSOAS BEM ORGANIZADAS E INSTITUIÇÕES COM PERSONALIDADES JURÍDICOS OU INSTITUIÇÕES LEGAL.
Estou falar da Sua Excelência – Número um (1). - O Presidente eleito de todos os Guineenses o Comandante em Chefe das Forças Armadas e o Magistrado Nº 1 do nosso País (RGB) - Senhor Dr. José Mário Vaz, - Nº dois (2). - A Sua Excelência, O Presidente do PAIGC, Deputado da Nação Guineense o Senhor Eng.º Domingos Simões Pereira, - Nº três (3). – A Sua Excelência O Presidente de ANP – Assembleia Nacional Popular Deputado da Nação – O Senhor Eng.º Cipriano Cassamá, Nº Quatro (4). - A Sua Excelência Coordenador do MADEN G – 15, Deputado da Nação, Empresário o Senhor Braima Camar,cinco (5)  A Sua Excelência o Presidente do Partido da Renovação Social (PRS) o Deputado da Nação o Senhor Alberto Nambeia e o Nº seis (6) – actual primeiro - ministro Dr. Aristides GomesEsses seis (6) Personalidades por favor dêem os vossos lugar aos outros protagonistas ou os vossos camaradas, as vossas credibilidades bateu ao fundo e não é bom para Vocês, para os vossos amigos, para o povo, para os vossos partidos e movimentos políticos, para os vossos militantes, simpatizantes, amigos da Guiné – Bissau e para própria Comunidade Internacional e o mundo - Nós todos estamos indignados, frustrados e cansados dos vossos comportamentos e atitudes se não mudar então não têm mais condições para continuarem ou estarem frente da sociedade e do país.
Só com a vossa cedência ou a vossa saída na cena política guineense que é possível constituir a verdadeira Mesa da Assembleia Nacional Popular (ANP), nomeação do novo primeiro-ministro, formação do governo de consenso, aprovação do programa e orçamento geral do estado (OGE), alteração ou clarificação da nossa constituição, que confundo muitos políticos e até os constitucionalistas juristas, advogados, comentadores e analistas política - todos entram no campo ou na confusão nas interpretações – Fazem barrulhos e ninguém tem as razões e nem ninguém tem as culpas - Culpado é a falta de clarificação e essa exigem maioria qualificada na Assembleia Nacional Popular (ANP) para clarificar a nossa Carta Magna ou a nossa Constituição
Também não resolvem todos os nossos diferendos ou problemas, porque são necessárias - Ética, vontade política, paciência, trabalho sério e dar as condições para os aplicadores aplicarem, mas isso só si não chega.
Só é possível política sólida boa governação, e sociedade civil bem organizadas – Quero eu dizer com trabalho sério, respeito, a constituição leis, estatutos da sociedade civil, partidos e movimentos políticos, os eleitos em frente das instituições e do país e por fim respeito mútua e amor pátria mãe – Só é possível com governo forte e coeso, com o núcleo duro, oposição muito forte e organização não - governamental ONG ou sociedade civil bem organizadas, sem interesses e nem tendências.
Mudanças de opinião constante, crispação terríveis, manipulação de opinião pública, o tom duro e perturbador da sociedade em particular das nossas classes políticas perturbadoras, manipulação de opinião pública e reclamações de direitos que muitos julgam que tem e não têm, minam tudo e impedem – Entendimentos, unidade, desenvolvimento da nossa sociedade e do nosso país.
Incompreensível como é possível libertarmos o nosso país no jogo colonial a quarenta e seis anos (46) anos da independência e vinte cinco (25) do regime democrático ou do multipartidarismo continuarmos assim?
Sem boas escolas, sem hospitais, sem fábricas, sem estradas, sem infra-estruturas, mesmo dentro de capital, sem boas casas, sem energia, sem água potável para maiorias da população, sem habitações em condições de habitabilidade para as maiorias da população, sem medicamentos, os funcionários público a trabalhar que os seus salários não dão para uma semana viverem com as suas famílias – não se fala de encarrego com a educação, pagarem as suas despesas corrente também não se fala, sem escolas para os alunos – vejamos este ano lectivo 2018/2019 o ano (nulo).
 No país temos algumas pessoas com vida de luxo, carros e telemóveis de topo gama ou de últimos gritos um pouco de todos os lados envergonham muita gente solidário e preocupado com a vida de pessoas é triste.
Nada funciona quase – Todas as instituições de estado paralisadas maiorias dos funcionários público a sacrificar com salários magros que não dão para nada, atrasados para minimizar os sofrimentos da população são obrigados continuarem a trabalhar.
Sem Eles e Nós Diáspora (Imigrantes) - Como é que era o nosso país e a vida do nosso povo? Mas não temos alternativas, vamos continuar ajudar as nossas famílias, os nossos amigos e o nosso país (RGB).
CAROS CAMARAS OS NOSSOS POLÍTICOS OU CORRUPTOS OS VOSSOS TEMPOS ACABARAM, SÓ FALTA PARA CHEGAR O VOSSO DIA.
NÓS GUINEENSES NÃO QUEREMOS DAR NENHUM GRUPINHOS AS RAZÕES E NEM CULPABILIZAR NINGUÉM – QUERESMOS QUE OS NOSSOS POLÍTICOS ENTENDAM.
Dar as razões os que têm ou culpabilizar os que têm as culpas nós guineenses não nos interessam, queremos que os nossos políticos entendam e resolvam os diferendo ou os problemas da sociedade e do país de vez, porque já lá vão muitos anos nessa lenga – legam a quase cinquenta (50) anos, envergonham-nos todos.
Nós guineenses, queremos ver os nossos políticos falarem com coração aberto, trabalharem juntos, olharem olhos com olhos com corações abertos diálogos sério e ultrapassarem de vez todos os seus diferendos e criarem condições para que todos os guineenses sentem bem na nossa terra, Guiné – Bissau e todos nossos cada um dar as suas contribuições.
Todos (NÓS GUINEENSES), temos as nossas esperanças e o nosso futura adiada ou vedada pelos nossos políticos – Jovens os nossos filhos estão todos hipotecados – Jovens que quererem antecipar os seus futuros gerir os seus taletos, liga-los a realidade ao mundo actual e as novas tenologia e a ciência não podem concretizar esses sonho, só é possível com:
Política sólida e boa governação, com oposição forte e a sociedade civil bem organizada, as instituições públicas e privadas a funcionar em pleno em particular as Órgãos da Soberania Nacional a trabalharem base de respeito mútua, com as mãos dadas e não com as costas viradas como tem verificado nos últimos anos no nosso país (RGB) é feio.
Tudo é possível com trabalho sério, transparência, confiança e a verdade.
Mas permanência no poder sem legitimidade, sem base legal, e manter na política por muito tempo e contestado por muita gente e manter no lugar a todo custo minam e paralisam a nossa:
Liberdade, democracia, unidade nacional e desenvolvimento do país, do mundo e da sociedade – Sociedade são as pessoas, não animais selvagens, não são mercadorias, não são materiais e nem são lixos – São sim pessoas e as pessoas são capital social de um país e do mundo
Com comportamentos e atitudes acima mencionados também criam:
Divisão de classe, desigualdade, desemprego, trabalhos precárias, misérias, pobreza, imigrações selvagens, estabilidade política com ajuda de alguns órgãos de comunicação social, jornalistas fabricando notícias (Fake news) falsas - no país com elevado números de analfabetos e ignorantes é fácil arrastar multidão das pessoas para os lados errados.
Não podemos continuar enriquecer aquelas que já são ricos na nossa custa, nas nossas receitas, nos nossos impostos e nos nossos recursos no solo, no mar e no céu do nosso país República da Guiné – Bissau.
Deixam-nos classes média, baixos, pobres – ficarmos cada vez mais pobres, se os nossos políticos querem continuar fazer mesmas coisas, não fazer investimentos nas áreas ou sectores chave – Educação, saúde e investir nas infra-estruturas – Escolas, hospitais e estradas e não pagarem bem os nossos salários para viverem com dignidade.
Se não querem mudar os seus comportamentos e atitudes perante tudo isso para minimizar sofrimento das camadas mais fracas então:
Nós Guineense – Trabalhadores sérios, cidadãos comum automobilizados dentro e fora e país – Vamos fazer isso com ajuda dos nossos amigos e a comunidade internacional?!
MALAM GOMES – CIDADÃO COMUM PRÓ - ATIVO

Sem comentários:

Enviar um comentário