sexta-feira, 4 de maio de 2018

“LIBERDADE SINDICAL ESTÁ EM CAUSA”, DIZ PRESIDENTE DO SINFA

O presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários Aduaneiros (SINFA) disse, esta sexta-feira (04 de Maio), em Bissau, que a liberdade sindical está a ser colocada fortemente em causa na Guiné-Bissau

Agostinho Sanhá que falava, durante a tomada de posse da sua reeleição, na sequência do IIIº congresso ordinário do sindicato, aponta ainda o caso dos trabalhadores de algumas instituições do país e principalmente das empresas de telecomunicação móvel.

“Os casos da Orange de Bissau, da MTN e da transferência dos dirigentes sindicais dos sindicatos aduaneiros fora das suas instituições de origem são ilustradores e colocam os sindicatos em situações de fragilidade mas também a central sindical em situação de impotência e a sua credibilidade posta em causa”, especifica Agostinho que pede a união dos sindicatos para afirmar as suas existências.

Em nome do Ministro da Função Pública, José Infanda, pediu os trabalhadores para distinguirem as funções sindicais com partidárias.

“Há muitos dirigentes sindicais que confundem as funções sindicais com partidárias”, refere.

O secretário-geral da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG) também diz esperar que o sindicato tenha sucesso no cumprimento dos estatutos do sindicato pelo bem dos funcionários nacionais.

Na sequência da posse do presidente do Sindicato Nacional dos Funcionário Aduaneiros também foram conferidos posse aos novos corpos sociais.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos/radiosolmansi com Conosba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário