quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

BADEA E FUNDO SAUDITA PARA DESENVOLVIMENTO DOAM 21 MILHÕES DE DÓLARES PARA AQUISIÇÃO DE GERADORES


A Guiné-Bissau vai receber já no próximo ano, 21 milhões de dólares de empréstimo do Fundo Saudita para o Desenvolvimento e também do BADEA para aquisição de geradores de 20 MW.

Os fundos vão servir para melhorar deficit de produção da energia na capital e no interior do país.

O Ministro das Finanças, João Aladje Fadia, depois da assinatura do acordo esta quarta-feira (20 de Dezembro) com o Fundo Saudita para o Desenvolvimento disse que o empréstimo é para 30 anos.

Aladje Fadia disse ainda que já foi lançado o concurso e, os envelopes já foram abertos, portanto o financiamento já está disponível para a aquisição de grupo dos geradores, “isto porque o governo já tinha assinado em Outubro de 2016 com o BADEA uma outra parte do empréstimo, a metade do valor, “11 milhões de dólares”. A boa nova será conhecida em Maio de 2018”, adianta ainda o ministro das Finanças, João Aladje Fadia.

Enquanto isso o Diretor Geral das Operações do Fundo Saudita para o Desenvolvimento, Fauzi Alssauld, diz esperar que até ao final do projeto se consegue resolver o problema da energia no país.

De referir que o empréstimo foi concedido pelo BADEA e pelo SAUDE FOND, ambos com metade do valor 11 milhões de dólares por cada um dos financiadores.

O projeto será executado numa única fase com financiamento total.

O acordo foi assinado na presença do ministro do Conselho de Ministros Soares Sambu. 

Por: Baió Dansó/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário