quarta-feira, 5 de outubro de 2016

«TERRA DI MARTIN RAMOS» CABO VERDE ELEITO MEMBRO DO CONSELHO DA ORGANIZAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL INTERNACIONAL



Cabo Verde acaba de ser eleito membro do Conselho da Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO) para o triénio 2016-2019, informou hoje o Governo cabo-verdiano.

O executivo cabo-verdiano indicou que a candidatura foi apresentada em representação da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), na 39.ª Assembleia Geral daquela organização, que decorre até sexta-feira, em Montreal, Canadá.

"Cabo Verde obteve 136 votos (num total de 172 Estados votantes), o que lhe garantiu a eleição neste órgão permanente da ICAO que é composto por 36 membros", referiu a nota governamental, explicando que o país foi escolhido para um lugar na Parte III do Conselho e assegura a representatividade geográfica do órgão permanente da organização que garante a cooperação e regula o setor da aviação civil internacional.

O Governo cabo-verdiano entende que o facto de ter um assento no Conselho da ICAO confere ao país uma "posição privilegiada, potenciando a sua participação na formulação de políticas para o setor, na promoção e internacionalização de quadros nacionais junto das organizações de aviação civil e, por conseguinte, na influenciação de posições que sejam benéficas para Cabo Verde e para a Região".

Cabo Verde passará a pagar as suas quotas à ICAO, terá direito de voto na Assembleia Geral da organização e será membro de pleno direito da Comissão da União Africana para o setor da Aviação Civil (CAFAC).

O país vai agora implementar os programas da ICAO que visam o reforço da segurança, fiabilidade e sustentabilidade do sistema da aviação civil e dos transportes aéreos, prosseguiu.

O país vai estar representado na ICAO por Carlos Monteiro, administrador da Agência de Aviação Civil (AAC) cabo-verdiana, que faz parte da delegação cabo-verdiana na Assembleia no Canadá, encabeçada pelo ministro da Economia e Emprego, José Gonçalves.

Lusa/Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário