sexta-feira, 15 de abril de 2016

ZIMBABUÉ: MILHARES PROTESTAM CONTRA MUGABE EM HARARE

Mugabe

Manifestantes no centro de Harare , Zimbabué, realizaram, na quinta-feira, o maior protesto contra o presidente Robert Mugabe em quase uma década, exigindo que o líder cansado” faça uma “saída digna”.

Sob o olhar atento da polícia de intervenção, mais de 2000 apoiantes do Movimento de Mudança Democrática (MDC) exibiram cartazes anti-Mugabe e cantaram músicas festivas antes do discurso de Morgan Tsvangirai que criticou o governo de Mugabe.

Os manifestantes contra o governo do Zimbábue têm sido brutalmente reprimidos pela polícia sob o regime autoritário do presidente que está na presidência desde 1980.

Mugabe, de 92 anos de idade, permanece no poder apesar da sua frágil condição de saúde, tem suscitado uma enorme especulação sobre qual será o seu sucessor e o destino do país quando o seu governo terminar.

Durante a manifestação Tsvangirai afirmou que o governo de Mugabe não tem solução para a crise e que o seu governo falhou. Não exige a queda do poder de Mugabe mas sim o afastamento digno do político.

Depois da marcha do MDC ter sido aprovada à última da hora, o porta-voz do partido Douglas Mwonzora, afirmou que se trata de uma manifestação contra a pobreza e a corrupção. O partido MDC prometeu organizar mais protestos em todo país contra uma carência alimentar que se tem verificado com o declínio económico desde a controversa reforma agrária em 2000.

Mugabe, que aos 92 anos ainda dá discursos de 90 minutos, deverá participar nas eleições de 2018.

Sem comentários:

Enviar um comentário