domingo, 17 de abril de 2016

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE: PRESIDENTE SANTOMENSE, MANUEL PINTO DA COSTA ADMITE VIR DISPUTAR O SEU SEGUNDO MANDATO NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE JULHO


Presidente santomense, Manuel Pinto da Costa

São Tomé - O Presidente santomense, Manuel Pinto da Costa, deixou transparecer este fim-de-semana que poderá vir disputar o seu segundo mandato nas eleições presidenciais de Julho deste ano, noticia neste domingo a PANA.

"Segundo a nossa Constituição, o Presidente da República aqui em São Tomé e Príncipe tem direito a dois mandatos. Vamos ver o que se vai passar", afirmou o Presidente santomense.

Este pronunciamento de Pinto da Costa surge como uma clara resposta ao presidente do MLSTP/PSD (Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe - Partido Social Democrata), Aurélio Martins, que o desaconselhou a sua recandidatura para apoiar a antiga primeira-ministra Maria das Neves.

O líder do MLSTP/PSD, principal partido da oposição, afirmou que os últimos cinco anos do Presidente Pinto da Costa foram "desgastantes", pelo que aconselha o chefe de Estado cessante a apoiar a candidatura de Maria das Neves, que o Conselho Nacional (órgão máximo do MLSTP/PSD) decidiu apoiar.

O dirigente máximo do maior partido da oposição santomense defendeu que Pinto da Costa tem actualmente uma oportunidade de "sair em grande", na qualidade de primeiro Presidente da República.

Entretanto, Manuel Pinto da Costa disse que "não seria correcto um Presidente em exercício dizer se é ou não candidato antes mesmo de marcar as datas das eleições".

"O Presidente da República fixa a data das eleições, depois de ter a certeza de que, através da Comissão Eleitoral Nacional, tecnicamente está tudo preparado", assegurou Pinto da Costa, em declarações à imprensa antes de deixar o país para participar na cerimónia de tomada de posse do Presidente reeleito do Congo Brazaville, Denis Sassou Nguesso.

portalangop/Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário