quinta-feira, 14 de abril de 2016

«GREVE NA FUNÇÃO PÚBLICA GUINEENSE» SECRETÁRIO-GERAL DA UNTG PROMOVE CONTACTOS DE MEDIAÇÃO


Bissau, 14 Abr 16 (ANG) – O Secretário-geral da União Nacional dos Trabalhados da Guiné (UNTG) disse ter iniciado hoje contactos com os sindicatos do sector da saúde para encontrar uma solução para a greve em curso.

Em entrevista exclusiva à Agência de Notícias da Guiné(ANG), Estêvão Gomes Có acrescentou que amanhã ira prosseguir com a mesma iniciativa junto ao Sindicato Democrático dos Professores (SINDEPROF), que igualmente observa uma greve no sector do ensino publico.

Gomes Có sublinhou que terá ainda reuniões com os directores financeiros dos ministérios da Saúde e da Educação e, posteriormente, com os respectivos titulares, para só depois proceder a um balanço dos resultados desses contactos.

Manifestou-se preocupado com a vaga de greves em curso nos sectores de Saúde e Ensino e lembrou que em Dezembro de 2014 a UNTG havia entregue um caderno indicativo ao governo com toda a problemática existente em todos os sectores públicos, para se trabalhar no sentido de se evitar sucessivas greves em diferentes áreas.

Estevao Gomes Có salientou que, se o caderno tivesse sido negociado, culminaria com a assinatura de um Pacto de Estabilidade Social. “Infelizmente , isso não veio a acontecer”, lamenta.

Estêvão Gomes Có sustentou que as greves nos sectores do ensino e saúde é um problema nacional, pelo que deve merecer a atenção de todos. 

ANG/JD/SG/Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário