sexta-feira, 29 de abril de 2016

«BÊS-MOONHA» NOVO ACORDO DE PARCERIA ONU/GUINÉ-BISSAU ESTIMADO EM 300 MILHÕES DE EUROS



A Guiné-Bissau e as Nações Unidas assinaram esta quinta-feira um novo acordo de parceria estimado em cerca de 300 milhões de euros, que estará centrado nas áreas da defesa, segurança e justiça, estabilidade e Estado de direito, participação democrática e acesso equitativo a oportunidades para todos. A mesma parceria, que reflecte as prioridades estabelecidas no programa do Governo, consigna ainda os sectores da governação política e a promoção e protecção dos direitos humanos como eixos de intervenção até 2020.

As Nações Unidas e o Governo concordam também em privilegiar a promoção do crescimento económico inclusivo e sustentável, promoção da redução da pobreza, emprego decente, a segurança alimentar, e a transformação estrutural da economia. Até 2020, o programa perspectiva linhas de acesso equitativo e sustentável ao programa de saúde, nutrição, HIV/SIDA, água, saneamento e higiene, educação e serviços de protecção de qualidade para todos os cidadãos, especialmente os mais marginalizados e vulneráveis.

Ainda neste novo quadro de parceria, as autoridades governamentais e o escritório da ONU, em Bissau, privilegiam promover a gestão sustentável do ambiente e dos recursos naturais, gestão de riscos e prevenção de desastres pelas instituições públicas, organizações da sociedade civil e do sector privado.

Para o Representante do Secretário-geral das Nações Unidas em Bissau, Miguel Trovoada, tudo agora vai depender da colaboração entre o Governo e o as agências do Sistema da ONU em Bissau.

Fonte da ONU disse também que “o quadro de parceria exprime igualmente o empenho do Governo e da equipa das Nações Unidas em reforçar progressivamente a operacionalização da abordagem «Unidos na Acção», capitalizando assim as lições aprendidas e as boas práticas com a execução do Plano-Quadro das Nações Unidas para Ajuda ao Desenvolvimento 2008-2012”.

© e-Global/Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário