quinta-feira, 14 de abril de 2016

«ECONOMIA GUINEENSE» PRESIDENTE DA AIGB PEDE CRIAÇÃO DE SECRETARIA DE ESTADO DE CAJU


Bissau, 14 Abr 16 (ANG) – O Presidente da Associação Industrial da Guiné-Bissau (AIGB) sugeriu hoje que seja criada uma secretaria de Estado para Cajú.

Em entrevista exclusiva à Agência de Notícias da Guiné Fernando Flamengo considerou o caju o ouro do país, porque eh a actividade que mais receita dá ao estado.

Flamengo disse que os exportadores correm vários riscos durante a campanha de caju fazendo contratos, hipotecas, empréstimos, pagam aos produtores e intermediários, em fim, são os únicos pagadores em todas as vertentes e em troca ganham um lucro mínimo ou as vezes perdem dinheiro.

“Apesar da extinção do FUNPI, ainda existe pagamentos de algumas taxas de exportação, afirmando que a Guiné-Bissau é o único país do mundo com taxas de exportação”, informou Fernando Flamengo.

Por outro lado, lamentou os impostos que os exportadores pagam ao Estado durante a campanha de cajú num valor que oscila entre 80 {a 100 dólares por toneladas e ganham um lucro de 10 ou 15 dólares pela mesma quantia, restando com contas a pagar e adiantamentos. 

Fernando Flamengo disse que as vezes os intermediários não pagam as dívidas contraídas porque não existe segurança e a justiça funciona a meio gás no país, e que os empresários ficam penhorados.

Fernando Flamengo pediu que haja um regulamento sobre a campanha de castanha de caju para todos os intervenientes, para que os exportadores possam celebrar seus contratos com os compradores e os bancos financiadores.

ANG/JD/SG/Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário