segunda-feira, 25 de abril de 2016

«RECORDAR É VIVER» JOGADOR DE ULTRAMARINA: MANAFA


Nascido em 12 de Setembro 1947, António Manafa Janco, nome por inteiro, inicia a carreira 1963, no “Marabu,”clube do bairro (Pilum de Riba), onde destacava. Era para assinar pelo Benfica de Bissau mas o Benfica não lhe quis pagar a “propina escolar “e assinou pela ultramarina, e porém fez percurso de formação e subiu a equipa principal e onde formou uma dupla de respeito com Gregório Cassama.

Com 17 anos, em 1964. Ponta de lança titular, tinha sido castigado, o que abriu as portas a Manafa embora estas portas não se fechassem de novo quase de seguida. Foi chamado para equipa principal e na sua estreia contra o Sporting foi convincente, marcou um golo e deu o segundo a marcar. Ganhou a confiança do técnico e nunca deixou de ser titular.

Manafa não é, de facto, o típico ponta de lança que joga entre defesas. Recuava muitas vezes no terreno em busca da bola o seu objecto de desejo. Uma das suas virtudes é a sua noção do espaço. Isso era decisivo dentro de área; tinha sempre a intuição onde a bola ia cair e a velocidade para lhe chegar um segundo antes do defesa. Era esta a habilidade que lhe ajudou marcou muitos golos, com seu mágico pé direito. Um colega dele diz (Gregório Cassama), não recorda um golo dele em que a bola não tivesse entrado por onde ele não queria. Realizou exibições memoráveis, ajudou o clube a conquistar duas taças da Guiné.


Em 1966, foi descoberto na Guiné pelo “Guimarães” (Portugal), Manafa assinou cinco épocas e não teve problemas de adaptação ao seu novo emblema, foi acolhido por todos com grande amizade e simpatia. As pessoas no norte são todas simpáticas, isso foi benéfico para ele. Mostrava satisfeito com o seu rendimento em Guimarães. Tinha tido uma temporada regular, onde os golos não faltavam. Este clube tinha outra projecção. É natural que o jogador se sinta cada vez mais ambicioso na sua carreira. Manafa não fugia à regra e deu um salto positivo. E, ele estava a corresponder na íntegra às expectivas que depositaram nele e, assim, ajudar o clube a continuar na senda dos bons resultados.

Dois anos de titularidade absoluta, em 1669 foi obrigado deixar Portugal para ir a “Moçambique cumprir serviço militar onde esteve dois anos, depois de cumprir o serviço militar regressou a Portugal, e como era óbvio em Guimarães para cumprir três épocas que faltaram.


Manafa em Moçambique


Após de 5 anos de Guimarães, e no seguimento de vários convites que lhe foram endereçados, assinou uma temporada pelo New England Tea Men. No fim dessa breve experiência nos Estados Unidos. De novo em Portugal; além dessas duas camisolas vestidas, Manafa representou: Varzim, Académica de Coimbra, Salgueiros, Tirsense.

 Com o decorrer dos anos, perdeu a frescura física e a rapidez e começou jogar no meio campo e defesa central. Pela experiência e pela capacidade de ler o jogo tornou-se um recuperador de bola nato e um “ Patrão” por onde passava. Era um excelente futebolista, não foi por sorte que ele jogou nesses clubes. Sempre pautou pela regularidade e revelou-se sempre melhor.

Quando terminou a carreira de jogador, enveredou por carreira de treinador e treinou Udib e simultaneamente a selecção da GuinéManafa foi no contexto da década 70/80, uma referência do futebol português. Finalizador rápido e de grande mobilidade, distinguiu-se pela espontaneidade no remate, característica que não era abundante no futebol português. Era um desequilibrador, um jogador que fazia a diferença; de classe, que se distinguia em campo pelo seu futebol perfumado em pés de veludo, provou que merecia hoje ser lembrado.

Jogadores de ultramarina, década 66:



Gregório Cassama, Mario Aurelhano, Manafa, Feliz (Guarda redes), Luís Jato (guarda redes), Supriano Jacinto, Abu, Issufi, Leandro, Inácio Acumasse, Simão, Pereira, Pacheco, Mario Pinhel, Aguas. Treinadora Flora.





Conosaba

Feito por: Kekoi Queta


Sem comentários:

Enviar um comentário