terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

ONU PROLONGA MANDATO DE ANTÓNIO GUTERRES COMO ALTO COMISSÁRIO PARA OS REFUGIADOS

A assembleia geral das Nações Unidas aprovou a extensão, até ao final do ano, do mandato do antigo primeiro-ministro português, que deveria terminar as suas funções no Alto Comissariado para os Refugiados em 14 de junho próximo.

Nova Iorque - A assembleia geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou esta segunda-feira a proposta do secretário-geral para prolongar até ao final do ano o mandato do Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), o antigo primeiro-ministro português António Guterres. Uma medida que a ONU justifica com o agravamento do problema dos refugiados.

António Guterres desempenhou o cargo de ACNUR num primeiro mandato de 15 de junho de 2005 até 14 de junho de 2010, tendo sido reeleito para um segundo mandato válido até 14 de junho de 2015.

Na assembleia da ONU o representante da Turquia aplaudiu a decisão e, notando que o seu país se tornou o segundo maior refúgio de cidadãos deslocados, instou a comunidade internacional a partilhar os custos da assistência a refugiados.

Já o delegado da República da Coreia realçou que o seu país apoiou a extensão do mandato de Guterres, tendo em conta o sério problema que os refugiados enfrentam actualmente. Também o delegado português na Assembleia Geral da ONU manifestou o seu apoio à prorrogação das funções de António Guterres.

africa21digital

Sem comentários:

Enviar um comentário