Binhan, Pate Cabral Djob e Renna, filho de Zé Carlos
Bissau, 06 fev (Lusa) - O músico guineense Binhan lança hoje o seu primeiro disco com 11 faixas originais intitulado "Lifanti Pupa" (O Urro do Elefante), com temas que enaltecem a beleza da mulher e o orgulho de pertencer à Guiné-Bissau.
"Estou muito feliz porque vou ter a minha obra em disco, finalmente", disse hoje Binhan à agência Lusa, acerca do álbum que levou cinco anos em preparação.
O trabalho foi gravado entre Bissau e Abidjan, na Costa do Marfim, país de onde é originário o produtor musical Athanas Kudwo que apresentou Binhan a cantores africanos de renome com os quais fez duetos no disco.
Tshaga e Monique Secka, da Costa do Marfim, e Queen Ethnam, dos Camarões, são as vozes convidadas por Binhan para duetos no disco "Lifanti Pupa".
"O elefante é um animal de grande porte, mas pacifico. É o momento de dar o seu 'grito'", observou Binhan, ao referir-se ao trabalho que espera ser do agrado dos fãs na Guiné-Bissau e fora do país.
No seu primeiro álbum de originais, Binhan canta músicas de dança e outras genuinamente tradicionais, indo buscar, por exemplo, o singá, um estilo já em desuso no panorama musical guineense.
Por influência do produtor Athanas Kudwo, que trabalha com estrelas africanas como Salif Keita, Monique Secka, Aicha Koné, entre outras, Binhan incluiu no disco uma música tocada atualmente nas Antilhas.
"Penso que os meus fãs vão gostar da sonoridade que trouxemos neste CD", disse Binhan, também membro da banda guineense Super Mama Djombo.
Para a apresentação do disco, num hotel de Bissau, Binhan vai ter como convidados os músicos: Justino Delgado, Sambala Kanuté, Manecas Costa, Dulce Neves e os Netos de Bandim.
O músico espera a comparência dos fãs e ao Governo pede que controle a cópia ilegal de obras culturais.
MB // VM
Lusa/Fim
Sem comentários:
Enviar um comentário