quinta-feira, 21 de agosto de 2014

TROVOADA (SANTOMENSE) ASSUME FUNÇÕES DE REPRESENTANTE DE NAÇÕES UNIDAS NA GUINE-BISSAU


Bissau - Miguel Trovoada assume nesta quinta-feira as funções de Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Guiné-Bissau.

O novo representante da ONU substitui o ex- Presidente de Timor-Leste e Prémio Nobel da Paz, José Ramos Horta, cuja missão terminou em Junho.

Terça-feira, numa entrevista à rádio das Nações Unidas, Miguel Trovoada disse acreditar que a Guiné-Bissau iniciou um "período de estabilização das instituições, da vida política e social, para que as bases de um crescimento económico e desenvolvimento social possam ser bem aceites". 

Um novo governo e presidente eleitos tomaram posse em Junho e Julho, permitindo à Guiné-Bissau regressar à normalidade constitucional interrompida com o golpe de Estado de Abril de 2012. 

O antigo Presidente e primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, que disse na mesma entrevista notar um "desejo inquebrantável da comunidade internacional" de tudo fazer para "apoiar o povo da Guiné-Bissau", referiu igualmente que os países de língua portuguesa têm um papel a desempenhar, bem como outras instituições envolvidas com a Guiné-Bissau. 

portalangop

Sem comentários:

Enviar um comentário