quinta-feira, 21 de agosto de 2014

RUSSIA SUSPENDE A ATIVIDADE DE QUATRO McDonald's

Pessoas sentam-se na esplanada à prota de um McDonald's em Moscovo, fechado pelas autoridades sanitárias

O governo russou nega que o encerramento dos quatro restaurantes de Moscovo tenha a ver com a deterioração das relações entre os EUA e a Rússia.

A Rússia ordenou o encerramento temporário de quatro restaurantes McDonald's em Moscovo. De acordo com a BBC, o Kremlin justificou a decisão com "problemas sanitários" na cadeia de alimentação, no entanto alguns analistas consideram que este ato está relacionado com o clima de tensão entre Rússia e EUA devido à situação da Ucrânia.

Recorde-se que, anteriormente, as autoridades sanitárias também baniram outros produtos - como o vinho da Georgia, o queijo da Ucrânia e as maçãs da Polónia - o que foi visto como uma retaliação política.

Um dos restaurantes envolvidos no processo foi o primeiro McDonald's abrir na Rússia, em 1990, ainda no tempo da União Soviética, e que foi um marco na abertura do país ao Ocidente.

A McDonald's sempre foi vista na Rússia como um símbolo da expansão global dos Estados Unidos, e a sua presença no país é duramente criticada pelos nacionalistas russos. Um dos líderes políticos, Vladimir Zhirinovsky pediu para que a cadeira fosse toda encerrada depois de a McDonald's se ter retirado da península da Crimeia, em abril, na sequência na anexação da região.

A sede da McDonald's, em Illinois, emitiu um comunicado afirmando que está "a estudar os documentos para definir o que é preciso fazer para reabrir os restaurantes o mais rapidamente possível". Para a cadeia, "a prioridade é fornecer produtos com qualidade e segurança".

dn

Sem comentários:

Enviar um comentário