sábado, 30 de agosto de 2014

"MAIOR BANCO PORTUGUES" GRUPO CAIXA GERAL DE DEPOSITO EXPANDE A SUA PRESENÇA EM AFRICA



O banco estatal português reforçou a sua rede no mercado africano no primeiro semestre, com a abertura de sete novas agências em Moçambique e duas em Angola, tendo as operações em Cabo Verde e na África do Sul mantido o mesmo número de balcões.

Lisboa  - O grupo estatal português Caixa Geral de Depósitos (CGD) alargou a sua rede de agências bancárias em África. No primeiro semestre a CGD abriu sete novas agências em Moçambique e duas em Angola, segundo os dados publicados pelo banco português no seu relatório e contas semestral.

Os dados reportados pela CGD mostram que em Moçambique o Banco Comercial e de Investimentos (BCI) passou de 132 agências no final de 2013 para 139 dependências em junho último. Já em Angola o Banco Caixa Geral Totta (BCGT Angola) reforçou a sua rede de 29 para 31 agências entre dezembro de 2013 e junho de 2014.

Em Cabo Verde, onde o grupo CGD também marca presença, não houve qualquer alteração da rede de atendimento aos clientes, que permaneceu com as nove agências do Banco Interatlântico e com os 33 balcões do Banco Comercial Atlântico, tal como em dezembro do ano passado. A CGD dispõe ainda de 15 agências na África do Sul, através do Mercantile Lisbon Bank Holdings.

Apesar do crescimento em África, globalmente a rede de agências da CGD apresentou uma redução no primeiro semestre deste ano, decorrente do fecho de mais de 50 balcões no mercado espanhol.

A CGD explica no seu relatório e contas que "as unidades em África continuaram a pautar-se por um bom desempenho com o BCGT Angola e BCI Moçambique a contribuírem para o resultado líquido com 7,4 e 6,4 milhões de euros, respetivamente".

O primeiro semestre fechou com um crescimento de 4,6% do produto bancário da CGD, que somou 925,3 milhões de euros. Já os custos operacionais desceram 6,1%, para 625,7 milhões de euros. O resultado líquido até junho traduziu-se num lucro de 129,9 milhões de euros, que comparam favoravelmente com um prejuízo de 182,7 milhões de euros no primeiro semestre do ano passado.

africa21digital.

Sem comentários:

Enviar um comentário