A fonte adiantou que a proposta será ainda hoje submetida à Plataforma da Aliança Inclusiva (PAI) – Terra Ranka, antes de o nome do antigo ministro das Finanças ser apresentado ao Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, na reunião marcada para a próxima segunda-feira, 7 de agosto de 2023.
Na reunião deste sábado, os membros do Bureau político do PAIGC escolheram um dos vice-presidentes do partido, Califa Seide, como líder da bancada parlamentar da coligação e, consequentemente, o Presidente do grupo parlamentar do PAI TERRA RANKA.
Os membros do Bureau Político escolheram também o deputado António Patrocínio e Matilde Indeque, como primeiro e a segunda vice-presidente. Para os cargos do primeiro e segundo secretário, foram escolhidos, Mário Mussante e Bacar Djassi, respetivamente.
Refira-se que a coligação PAI TERRA RANKA venceu as eleições legislativas antecipadas de 4 de junho com maioria absoluta, tendo 54 dos 102 assentos no Parlamento guineense.
Embora vença as eleições, a coligação assinou no dia 26 de julho de 2023, um acordo de incidência parlamentar e governativa com o partido da Renovação Social (PRS), que obteve 12 mandatos, constituindo assim uma força de 66 deputados no Parlamento. O MADEM, a segunda força política conta com 29 deputados, PTG tem 6 deputados e APU-PDGB tem um mandato.
Por: Tiago Seide
Conosaba/odemocratagb
Sem comentários:
Enviar um comentário