[SEMANA 10_2022] A rainha da escrita guineense da sua geração, Lizidória Mendes, é a nova embaixadora da paz na Guiné-Bissau. A ativista e escritora foi distinguida num concurso internacional que contou com a participação de 991 candidatos, tendo ficado na segunda posição com o seu projeto “Kassumai”, que retrata a gestão de conflitos de posse de terra na zona de secção de Suzana, setor de São Domingos, região de Cacheu, norte da Guiné-Bissau.
O concurso que lhe deu o privilégio de ser a nova embaixadora da paz e a segunda figura a ocupar o cargo na Guiné-Bissau representa uma oportunidade de mostrar a excelência da liderança feminina para a promoção e sustentação da paz entre os povos no mundo. O concurso visou também, entre outros objetivos, promover o envolvimento das mulheres jovens em processos de paz, segurança, coesão nacional e internacional.
“Ter esse título não é motivo de muita celebração para mim. É uma responsabilidade acrescida enquanto cidadã para com as outras cidadãs e cidadãos que precisam da minha voz e da nossa voz. Vencer esse concurso não implica que sou melhor do que as que ficaram pelo caminho. É, sim, mais uma prova de que, no atual mundo em que vivemos, é possível fazer escolhas, dos que devem estar à frente sem confusões ou quaisquer instabilidades. Essa sim, para mim, é uma nova luz para uma nova caminhada para a construção da paz no meu país e no mundo”, disse a nova embaixadora da paz.
BIOGRAFIA
Lizidória Mendes nasceu a 03 de julho de 1997, em Canchungo, região de Cacheu. Criada no seio de uma família alargada, fez o ensino primário e secundário em Canchungo na escola “ADRA”, onde estudou até 8ª classe.
Fez a 9ª e a 12ª classe no Liceu Attadamun, em Bissau. Atualmente é estudante de 4° ano da licenciatura em Língua Portuguesa na Escola Normal Superior “Tchico Té” – Instituto Camões. Tem paixão pela escrita e sonha em ser uma grande escritora, boa mãe, cidadã e professora.
Foi presidente do Parlamento Infantil do setor de Canchungo, comotambém foi a primeira secretária da Mesa do Parlamento Nacional Infantil. Lizzi já participou numa antologia de poetas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Foi a vencedora do concurso da UNICEF sobre a composição da música para o dia de lavagem das mãos, instituído pela ONU.
Em 2020, venceu o concurso “Blog4Dev2020” do Banco Mundial sobre o casamento infantil e forçado na África subsaariana e no mesmo ano foi eleita um dos 100 jovens mais influentes da CPLP. Ainda no ano de 2020, Mendes assinou um contrato com a PLAN Internacional para moderar o projeto “GIRLS OUT LOUD” que conta já com 267 membros meninas. Lizidória Mendes é autora de uma página no Facebook denominada “Zaziwe’s Pensamentos”, onde já tem vários escritos publicados.
Por: Djamila da Silva
Conosaba/odemocratagb
Sem comentários:
Enviar um comentário