Fontes judiciais francesas confidenciaram à AFP que Teodorin Obiang Nguema, filho do presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema, vai ser acusado pelo ministério público francês dos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e delapidação de fundos públicos para financiar a sua vida de luxo em Paris, a compra de jatos privados e de propriedades de luxo e também a aquisição da icónica ‘luva branca’ usada por Michael Jackson.
O seu julgamento em França, cuja data ainda não é conhecida, constitui o primeiro desenvolvimento concreto de uma série de investigações em curso neste país sobre enriquecimento ilícito de vários líderes políticos africanos, entre os quais o presidente do Congo, Denis Sassou Nguesso, e o ex-presidente do Gabão, Omar Bongo.
A Procuradoria francesa reuniu provas que demonstram que Teodorin acumulou diretamente, ou através de testas-de-ferro e empresas de fachada, propriedades francesas avaliadas em dezenas de milhões de euros entre 2007 e 2011.
Oficialmente, Teodorin Obiang declara um rendimento anual inferior a $100,000 (89,000 euros).
Em 2012, as autoridades francesas apreenderam a sua mansão parisiense, na Avenida Foch, com todo o seu recheio e ainda várias viaturas de luxo. Na ocasião foram apreendidos pinturas de artistas famosos, um relógio avaliado em $4,2 milhões e centenas de garrafas de vinho avaliadas em milhares de euros cada uma.
Teodorin já enfrentou um processo idêntico nos EUA, em que foi acusado de extorsão e lavagem de dinheiro, tendo sido obrigado a restituir propriedades e bens estimados em mais de $30 milhões, incluindo uma mansão em Malibu, um Ferrari e vários itens do mobiliário de Michael Jackson.
© e-Global/Conosaba
Sem comentários:
Enviar um comentário