terça-feira, 30 de setembro de 2025

Embaixador da África do Sul em França encontrado morto junto a hotel em Paris


O diplomata, de 58 anos, tinha sido dado como desaparecido pela mulher, que alertou as autoridades depois de ter recebido uma mensagem suspeita.

O embaixador da África do Sul em França, Emmanuel Mthethwa, foi esta terça-feira encontrado morto próximo ao Hotel Hyatt, um dos mais luxuosos de Paris, segundo o Le Parisien.

A única certeza, neste momento, é que "ele havia reservado um quarto no 22º andar, cuja janela de segurança foi arrombada", informou o Ministério Público, citado pelo jornal francês.

O diplomata, de 58 anos, tinha sido dado como desaparecido pela mulher que alertou as autoridades depois de ter recebido uma mensagem “preocupante” do marido.

O homem estava a ser procurado desde segunda-feira. A Polícia Judiciária de Paris está a investigar o caso.

Quem era Mthethwa?

Emmanuel Mthethwa já tinha integrado dois governos da África do Sul. Em setembro de 2008, tornou-se ministro da Segurança e Proteção no executivo de Motlanthe. 

Manteve-se no cargo durante o governo de Zuma e, depois, assumiu a pasta das Artes e Cultura.

O político, que começou a carreira na luta sindical antiapartheid, era delegado permanente da África do Sul na UNESCO. No ano passado, assumiu o cargo de embaixador em França.

Chefe de Estado General Umaro Sissoco Embalo regressou ao país, após a visita de Trabalho a Itália



A Seleção Nacional Sub-17 despediu-se, na tarde desta segunda-feira, 29 de setembro, do Primeiro-Ministro Braima Camará, antes da sua participação no Torneio da União das Federações Oeste-Africanas (UFOA), zona A, que decorrerá de 3 a 18 de outubro, no Mali.
Os jogadores foram recebidos no Palácio do Governo pelo Chefe do Executivo guineense, Braima Camará, na presença dos seus conselheiros, acompanhado pelo Ministro da Energia, Fidélis Forbes, e pelo Secretário de Estado da Juventude, Lesmes Monteiro.

A comitiva da Seleção Sub-17, chefiada pelo membro do Comité Executivo da FFGB, Bacar Camará, deixará o país na madrugada desta terça-feira, em voo comercial com destino a Bamako, capital do Mali, onde irá disputar o torneio.

A Guiné-Bissau está inserida no Grupo A, juntamente com as seleções da Gâmbia, Libéria e do país anfitrião, Mali.








SISSOCO EMBALÓ ANUNCIA INTENÇÃO DE ABERTURA DE UMA EMBAIXADA DA ITÁLIA NA GUINÉ-BISSAU

O Presidente da República cessante, Umaro Sissoco Embaló, anunciou a intenção de abertura de uma embaixada da Itália na Guiné-Bissau, em benefício de ambos os países.
A declaração foi feita nesta terça-feira, no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, aquando da sua chegada de Itália, onde manteve um encontro no Vaticano com o Papa Leão XXIV e, igualmente, com as autoridades italianas.

Umaro Sissoco Embaló afirmou que, a partir de agora, a Guiné-Bissau irá estreitar a cooperação com a Itália para promover o desenvolvimento mútuo.

Sissoco Embaló destacou que, atualmente, não é apenas a mudança climática que preocupa a comunidade internacional, mas também a agricultura, que se tornou uma prioridade global.

Nesse sentido, o Presidente cessante manifestou a intenção da Guiné-Bissau negociar com Cabo Verde a cedência de um campo agrícola, destinado à produção nacional e à consequente exportação.

O Presidente cessante anunciou ainda a chegada iminente de 200 tratores, com o objetivo de impulsionar ainda mais o setor agrícola no país.

RSM.30.09.2025

Chefe de Estado General Umaro Sissoco Embalo regressou ao país, após a visita de Trabalho a Itália - 30/09/2025

 https://www.facebook.com/radiobantaba/videos/832783599304558


Declaração de General Umaro Sissoco Embalo após a chegada 🛬 a Bissau!






Eleições de 23 de novembro: MINISTRO DO INTERIOR PROMETE PROTEÇÃO A TODOS OS CANDIDATOS

O Ministro do Interior e da Ordem Pública, Botche Candé, promete, garantir a segurança de todos os atores políticos durante o período da campanha eleitoral.

A garantia foi dada, esta terça-feira (30), em Bissau, durante a simulação da atuação das forças de segurança no decurso do período eleitoral, atividade que se vai estender desde o início da campanha até ao dia da votação, marcada para o próximo dia 23 de novembro.

Botche Candé ordenou ao Secretário de Estado da Ordem Pública que procedesse ao levantamento, da lista dos candidatos aprovados pelo Supremo Tribunal de Justiça, com o objetivo de assegurar a proteções de todos os concorrentes às legislativas e presidenciais.

As eleições estão agendadas para daqui a exatamente 54 dias. Encontrando-se afixadas as lista provisória das candidaturas aprovadas pelo Supremo Tribunal de Justiça, ficando de fora as coligações API Cabas Garandi e PAI Terra Ranka.

Entretanto, o titular da pasta da Ordem Pública, que também é candidato a deputado da Nação nas próximas legislaturas, e exorta os dirigentes dos partidos políticos a adotarem um discurso responsável que promova a união nacional.

No que diz respeito aos agentes fardados auxiliares, Botche Candé apela à intervenção do Presidente cessante, bem como do Primeiro-Ministro, no sentido de resolver a questão dos seus salários.

O Ministro do Interior manifestou a preocupação com o número elevado de fardados auxiliares sem remuneração, apesar de estarem destacados em diferentes zonas do país.

RSM: 30/09/2025

São Tomé e Príncipe primeiro país com todo território classificado Reserva da Biosfera



São-Tomé, 29 Set. 2025 – São Tomé e Príncipe acaba de tornar-se o primeiro País do mundo a ter todo território classificado como Reserva Mundial da Biosfera numa decisão anunciada sábado no 5º congresso mundial das reservas de Biosfera da Unesco em Hangzhou, China.

“Hoje, em Hangzhou – China, a UNESCO entregou oficialmente o certificado que consagra a Ilha de São Tomé como Reserva da Biosfera” – lê-se na pagina on line do ministério do ambiente.

De acordo com a publicação “Ilha de São Tomé classificada como Reserva da Biosfera da UNESCO Um marco histórico para São Tomé e Príncipe!”.

“Com este reconhecimento, São Tomé e Príncipe torna-se o primeiro país do mundo integralmente reconhecido como Reserva da Biosfera, reforçando a nossa posição como um gigante da biodiversidade e da sustentabilidade”- adianta a pagina on line.

De acordo ainda com a publicação “o documento foi entregue a Sua Excelência Ministra Nilda Borges da Mata, em representação do Governo e do Povo de São Tomé e Príncipe”.

O ministério do Ambiente sublinha que “este é um passo que valoriza o nosso património natural, abre portas para maior cooperação internacional e inspira cada cidadão a cuidar da nossa terra e do nosso mar.



PRIMEIRO-MINISTRO RECEBE EMBAIXADOR DA UNIÃO EUROPEIA


Sua Excelência, o Senhor Primeiro-Ministro Braima Camará, recebeu hoje em audiência o Embaixador Federico Bianchi, Chefe da Delegação da União Europeia na Guiné-Bissau, acompanhado pelo seu Diretor de Programas.

O Primeiro-Ministro agradeceu a pronta resposta do Embaixador ao convite formulado e sublinhou que o encontro “servirá para maximizar as relações que mantemos com a União Europeia enquanto parceiro estratégico da Guiné-Bissau”.



Começou hoje uma ação de formação sobre modelos de policiamento comunitário e de proximidade, enquadrada no Programa de Cooperação Técnico-Policial e Proteção Civil entre Portugal e a Guiné-Bissau para o biénio 2025/2026.


O programa tem como objetivo reforçar as competências técnicas e operacionais das forças e serviços de segurança guineenses, contribuindo para a modernização institucional, a boa governação e para uma maior proximidade com os cidadãos.
Financiada por Portugal, esta iniciativa resulta da parceria entre o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., o Ministério da Administração Interna de Portugal e o Ministério do Interior da Guiné-Bissau, constituindo mais um passo no fortalecimento da cooperação bilateral em prol da segurança e da proteção civil
🇵🇹🤝🇬🇼.

Burkina Faso, Mali e Níger abandonam TPI

 Tribunal Penal Internacional, Haia, nos Países Baixos. © Peter Dejong / AP

O Burkina Faso, Mali e Níger, três países do Sahel, governados por juntas militares, anunciaram que vão sair do Tribunal Penal Internacional (TPI) na noite de segunda-feira, 22 de Setembro, denunciando a instituição como um "instrumento de repressão neocolonial nas mãos do imperialismo".

Numa declaração conjunta, os três países que integram a Aliança dos Estados do Sahel afirmaram que a decisão, "com efeitos imediatos", faz parte do desejo de "afirmar plenamente a sua soberania".

"O TPI provou ser incapaz de lidar e processar crimes de guerra comprovados, crimes contra a humanidade, crimes de genocídio e crimes de agressão", acrescentaram, em comunicado, os três Estados.

O Burkina Faso, Mali e Níger declararam ainda que desejam estabelecer "mecanismos endógenos para a consolidação da paz e da justiça" e esperam criar, em breve, um Tribunal Penal do Sahel. Todavia, a saída de um Estado só entra em vigor um ano após a apresentação oficial do pedido ao Secretário-Geral da ONU.

Os três países da Aliança dos Estados do Sahel são liderados por juntas militares que viraram as costas ao Ocidente desde que chegaram ao poder, através de golpes, entre 2020 e 2023.

Aproximaram-se, nomeadamente, da Rússia, cujo Presidente, Vladimir Putin, é alvo de um mandado de captura do TPI desde Março de 2023, por alegados crimes de guerra, como a deportação de crianças ucranianas.

O Burkina Faso, Mali e Níger vivem a braços com o terrorismo, ataques perpetrados por grupos jihadistas ligados à Al-Qaeda e ao Estado Islâmico, mas os exércitos também são acusados de crimes contra civis.

Fundado em 2002, o Tribunal Penal Internacional tem como missão processar os autores dos crimes graves cometidos no mundo, quando os países não têm vontade ou capacidade para o fazer.

“NOVA PLATAFORMA DIGITAL PERMITR JOVENS EXPRESSAREM OPINOES SOBRE SUAS COMUNIDADES”


Foi lançada hoje em Bissau, a Plataforma Digital de Engajamento Juvenil “U-Report”, que vai permitir aos jovens expressarem as suas opiniões, sobre temas que afetam as suas vidas e comunidades, através de SMS e redes sociais.
Na abertura, o Secretário de Estado da Juventude, Lesmes Mutna Monteiro, afirmou que o governo acredita no fortalecimento da U-Report representando, um investimento no presente e no futuro do país.

O Representante da UNICEF, Inoussa Kaboré, sublinhou que a plataforma já está implementada em mais de 104 países, e conta com mais de 38 milhões de utilizadores.

Já o Representante do "U-Report", Nísio Silva Camala, destacou que a chegada da plataforma à Guiné-Bissau representa para a juventude, uma renovação de esperança.

O "U-Report" é uma ferramenta de mensagens sociais e de recolha de dados desenvolvida pela UNICEF, e visa melhorar o engajamento dos cidadãos, informar os líderes e promover mudanças positivas. No caso da Guiné-Bissau, os jovens podem enviar as suas opiniões gratuitamente através do número 233 da Telecel.

RSM: 30. 09. 2025


Portugal: Parlamento vota nova versão de Lei de Estrangeiros

Primeiro-ministro português, Luís Montenegro (à direita) com o edil da capital, Carlos Moedas, em Lisboa, a 30 de Setembro de 2025. LUSA - JOSÉ SENA GOULÃO

Lisboa – O Parlamento português aprovou a 30 de Setembro a nova Lei de Estrangeiros, que introduz alterações importantes no regime jurídico relativo à entrada, permanência e afastamento de estrangeiros no país. O governo foi obrigado a rever o texto devido ao chumbo em Agosto pelo Tribunal Constitucional de uma primeira versão do texto aprovada em Julho. Constam das alterações a questão do reagrupamento familiar que obedece a novas regras. O voto da direita radical garantiu esta aprovação.

A legislação estabelece que o reagrupamento familiar só pode ser solicitado após dois anos de residência legal em Portugal, com excepções para cônjuges que tenham coabitado com o requerente no ano anterior à imigração.

Profissionais altamente qualificados e residentes por motivos de investimento ficam dispensados deste prazo, reflectindo uma tentativa de equilibrar restrições e incentivos.

A aprovação foi possível graças a um entendimento entre o Partido Social Democrata, de centro direita, no poder, e o Chega, da direita radical, um entendimento que garantiu a maioria necessária.

A proposta recebeu, pois, votos favoráveis do PSD, Chega e CDS-PP (Centro democrático e social, Partido Popular) (direita conservadora), enquanto os partidos à esquerda, como o Partido Socialista, (PS) o Partido Comunista Português (PCP), Bloco de Esquerda, Livre e PAN (Partido Pessoas Animais e Natureza), votaram contra, criticando o endurecimento das regras e as diferenciações entre imigrantes. A Iniciativa Liberal optou pela abstenção.

Este novo quadro legislativo visa responder às preocupações relativas ao combate à fraude em apoios sociais e ao controlo dos fluxos migratórios, mas também gerou debate intenso sobre direitos humanos e integração.

O Presidente da República submeteu a lei ao Tribunal Constitucional para fiscalização preventiva, especialmente em relação ao reagrupamento familiar e direitos de recurso, o que pode levar a futuras alterações.

Uma primeira versão da lei da Imigração tinha sido aprovada a 16 de Julho, com cláusulas mais restritivas do que os textos anteriores.

Porém o Tribunal Constitucional chumbou a 8 de Agosto alguns dos artigos do dispositivo, nomeadamente, quanto a restrições impostas ao reagrupamento familiar, obrigando a que o governo introduzisse alterações ao texto inicial.

Brevemente poderia ser votada também a nova Lei da nacionalidade.

Os imigrantes em Portugal têm denunciado as dificuldades burocráticas com que se deparam para viver e trabalhar.

Segundo a AIMA, Agência para a Integração, Migrações e Asilo, os imigrantes em Portugal seriam 1,6 milhões, cerca de 15% da população.

Por :RFI

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

GUINÉ-BISSAU LANÇA PROJETO HABITACIONAL DE 1.500 CASAS SOCIAIS PARA COMBATER DÉFICE HABITACIONAL


O Governo da Guiné-Bissau anunciou no passado 23 de Setembro, o arranque do ambicioso projeto de habitação social que prevê a construção de 1.500 casas em diversas regiões do país, numa iniciativa que visa responder às crescentes necessidades habitacionais da população.

O anúncio foi feito pelo Ministro das Obras Públicas, Eng José Carlos Esteves, após reunião com o Primeiro-Ministro, Braima Camará, na qual foram discutidos os detalhes do projeto e os passos para a sua execução. Esteves aproveitou para denunciar os elevados custos associados às novas urbanizações no país, sublinhando a necessidade urgente de reorganizar o modelo de crescimento urbano.
O projeto será executado em parceria com a empresa marroquina Cabssen, com sede em Dubai, que ficará responsável pela construção das casas destinadas ao setor da segurança social.
Para somar às habitações, o plano prevê a criação de novos pólos urbanos com arruamentos pavimentados, escolas, centros de saúde, espaços comerciais e zonas de lazer, garantindo comunidades completas e funcionais.
O Governo prevê que as obras tenham início dentro de um mês e meio, marcando o início de uma nova etapa para a habitação social e infraestrutura urbana no país.
O Eng José Carlos Esteves, destacou a importância da cooperação internacional no processo de desenvolvimento urbano e defendeu uma maior coordenação entre os diferentes setores do Estado para garantir a sustentabilidade dos projetos.


A Secretaria de Estado das Comunidades apresenta o Cartão do Emigrante da Guiné-Bissau, após a promulgação do Estatuto do Emigrante a 14 de Maio de 2024, por Sua Excelência o Presidente da República, General Umaro Sissoco Embaló. O Cartão do Emigrante é um instrumento oficial destinado a reforçar os laços entre o Estado e os cidadãos guineenses residentes no estrangeiro.

 

Este cartão constitui um mecanismo de reconhecimento e valorização da nossa diáspora, facilitando o acesso a serviços e benefícios, bem como promovendo uma maior integração entre os emigrantes e as instituições nacionais.

Com o Cartão de Emigrante, o Governo da Guiné-Bissau reafirma o seu compromisso em fortalecer a relação com as comunidades no exterior e em consolidar o papel da diáspora no desenvolvimento do país.

Secretaria De Estado Das Comunidades Da Guiné-Bissau

PRIMEIRO-MINISTRO RECEBE EM AUDIÊNCIA A COORDENADORA RESIDENTE DO SISTEMA DAS NAÇÕES UNIDAS NA GUINÉ-BISSAU





Sua Excelência o Senhor Primeiro-Ministro, Braima Camará, recebeu em audiência a Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas na Guiné-Bissau, Senhora Geneviéve Boutin.

Durante o encontro, a Coordenadora Residente informou que está em fase final de preparação o próximo Plano Nacional de Desenvolvimento da Guiné-Bissau, resultado de um processo de alinhamento cuidadoso entre os programas das diferentes agências das Nações Unidas e as prioridades definidas pelo Governo guineense.
Sublinhou que o novo programa dará atenção especial ao reforço do sistema alimentar e à proteção social, anunciando, a este respeito, a futura criação de um Secretariado Nacional de Proteção Social.
A Senhora Geneviéve Boutin comunicou igualmente o lançamento, em breve, de um relatório elaborado por uma Missão das Nações Unidas, fruto de um diálogo técnico com as autoridades nacionais, sobre o estado da justiça, das prisões, do Estado de direito e do setor da segurança na Guiné-Bissau.
A Coordenadora Residente felicitou ainda o Governo pelo facto de ter assumido integralmente as despesas das últimas eleições.
Por sua vez, o Primeiro-Ministro Braima Camará agradeceu as informações e destacou que o Governo acompanhará com grande atenção o alinhamento dos diferentes programas, reforçando a coordenação e a rentabilidade, com vista a alcançar melhores resultados em termos de despesas e de reservas financeiras a serem canalizadas para a luta contra a pobreza.
Sua Excelência adiantou também que, em breve, manterá contactos com a União Europeia no sentido de assegurar um maior alinhamento entre os programas financiados pelos diferentes parceiros, permitindo ao país retirar melhores benefícios, através de uma eficaz complementaridade que reduza duplicações de ações e resultados.
O Chefe do Executivo considerou que não há tempo a perder, pois a prioridade definida pelo Presidente da República é uma luta firme e concentrada contra a pobreza e as suas nefastas consequências.
Ao encerrar, reafirmou a total disponibilidade e determinação do Governo em trabalhar em estreita colaboração com as Nações Unidas, de modo a garantir o êxito da missão que lhe foi confiada.



O Presidente da República, General Umaro Sissoco Embaló, visita a sede do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), em Roma.


Na sequência da Visita Oficial, e após o encontro com o Director-Geral da FAO, o Chefe de Estado reuniu-se com o Director-Geral do FIDA, uma agência especializada das Nações Unidas dedicada à luta contra a fome e a pobreza nas zonas rurais dos países em desenvolvimento.

Durante o encontro, foram discutidas oportunidades de reforço da cooperação com a Guiné-Bissau, com enfoque no financiamento de projectos voltados para a modernização agrícola, apoio à agricultura familiar e promoção do desenvolvimento sustentável.
Este encontro reafirma o compromisso do Presidente da República em mobilizar parcerias internacionais estratégicas para o progresso socioeconómico da Guiné-Bissau e o combate à insegurança alimentar.





“CEDEAO LANÇA EXAME REGIONAL EM ENERGIAS RENOVAVEIS PARA JOVENS GUINEENSES”

 


Vinte e cinco jovens iniciaram hoje em Bissau, o exame regional de certificação de competências em energia solar fotovoltaíca.

O exame decorre no âmbito da política da CEDEAO em matéria de energias renováveis, que implementa um sistema de certificação regional em parceria com as diferentes instituições. O objetivo é, entre outros, garantir a igualdade de oportunidades na prestação de serviços, para todos os técnicos de instalação solar fotovoltaica a nível da sub-região.

Em entrevista à imprensa, o Coordenador Regional do Programa de Certificação de Competências em Energia Sustentável, Claudino Mendes, explicou que a iniciativa pretende responder às necessidades do mercado da CEDEAO e, de forma mais ampla ao mercado internacional.

Já Jorge Camilo Handem sublinhou que, esta certificação abre oportunidade para que os candidatos possam ser melhor selecionados e valorizados.

O exame terá a duração de quatro dias, com seis grupos a serem avaliados em simultâneo, num total de 50 candidatos.

RSM: 29. 09. 2025

Braima Camará: "Acompanhado pelo Ministro das Finanças, recebi em audiência a Missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) que se encontra no país para proceder à avaliação dos objetivos fixados pela última missão de acompanhamento e que se debruçará essencialmente sobrevdois pontos centrais, nomeadamente, a Política fiscal, e a recapitalização do Banco da África Ocidental (BAO)."