quarta-feira, 11 de maio de 2022

Parlamento/Cipriano Cassamá exige conclusão dos inquéritos e apuramento dos envolvidos do caso 1 de Fevereiro

Bissau, 10 Mai 22(ANG) – O Presidente da Assembleia Nacional Popular(ANP), exigiu hoje as autoridades competentes à conclusão dos inquéritos sobre a tentativa de golpe de Estado de 01 de Fevereiro.

Cipriano Cassamá que falava na cerimónia da abertura da segunda sessão ordinária da Xª legislatura, que iniciou hoje e terminará em 10 de junho próximo, disse que é urgente a divulgação do relatório do inquérito para acabar com o clima de suspensão que impera na sociedade guineense.

Pede as autoridades nacionais para ponderarem a possibilidade de acordar uma compensação às famílias dos jovens que perderam a vida, em defesa das instituições da República e dos valores que a sociedade comunga.

O líder do parlamento disse que, pelos fatos que ocorreram no dia 1 de fevereiro, nenhum guineense “de bom senso” pode estar contra a vinda das tropas estrangeiras, em missão de estabilização e da paz na Guiné-Bissau.

Uma comissão interministerial, chefiada pelo ministro do Interior e da Ordem Pública, Botche Candé havia sido incumbida de efectuar inquéritos para a identificação dos presumíveis autores morais e materiais da tentatva de golpe de Estado de 01 de Fevereiro.

“ A sociedade guineense, sobretudo a política foi surpreendida com mais um triste e covarde acto de tentativa de assassinato do deputado da nação Agnelo Augusto Regala, e todos unidos devemos condenar e repudiar “veementemente” esse atentado ao Estado de Direito Democrático, e exigir que as investiguem e responsabilize os atores morais e materiais,”referiu Cassamá.

O presidente da ANP criticou que não se pode continuar a viver num país onde a liberdade de expressão é permanentemente posta em causa, “porque ela foi uma das grandes conquistas da abertura política”, operada desde 1994, com institutucionalização do regime multipartidário.

“ Não queremos com isso defender os excessos dessa liberdade, porque todos nós temos que posicionar contra as incitações à violência , manifestações ofensivas às pessoas, discursos de ódio, de vingança, de ameaças, ao racismo, à intolerância religiosa, à homofobia, ao terrorismo ou aqueles que colocam em risco a segurança pública e interna do Estado”, disse.

Cassamá exortou as comissões especializadas a aumentarem o seu nível de atuação, sobretudo no intervalo das sessões, com vista a controlar a atuação do executivo e, por conseguinte, averiguar se o governo está a cumptrir os seus engajamentos.

Lançou um repto às lideranças parlamentares e todos os partidos políticos com assento parlamentar para que assumem as suas responsabilidades para com a consolidação das instituições da República e realização do bem-estar do povo.

Durante esta segunda sessão, da Xª legislatura que hoje se iniciou,os deputados irão debater entre outros pontos, a eleição do primeiro Vice Presidente da ANP, apresentação e discussão e votação do projecto de resolução que aprova o estatuto e carreira dos funcionários parlamentares, a situação da Inspecção Superior de Luta contra Corrupção, discussão e aprovação do projecto da revisão da Constituição da República.

Conosaba/ANG/JD/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário