sexta-feira, 20 de maio de 2022

UEMOA/”A ambição do país é superar o nível de 51 por cento na implementação de pacotes de reformas da organização”, diz Aladje João Fadiá

Bissau, 20 Mai 22 (ANG) - O ministro cessante das Finanças reiterou hoje a ambição da Guiné-Bissau de ultrapassar o nível de 51 por cento na implementação das reformas da UEMOA.

João Aladje Mamadu Fadia falava na conferência de imprensa conjunta com o Presidente da Comissão da UEMOA, Abdoulaye Diop, após avaliação da edição 2021 da Revista Anual das Reformas, Políticas, Programas e Projetos Comunitários de Comissão da UEMOA na Guiné-Bissau.

ʺA nossa ambição não está no nível onde estamos neste momento, com cerca de cinquenta e um por cento de nível de implementação de todos os pacotes da UEMOA, ambicionamos ir mais além, ser talvez um líder na implementação dos pacotes da organização”, disse Fadia.

Segundo o ministro cessante das Finanças, a Guiné-Bissau se compremeteu perante essa revisão a trabalhar com equipas mais fortes para a partir do ano em curso conseguir a implementação de todas as reformas previstas no quadro da União.

O ministro das Finanças afirmou ter a certeza de que o governo que cessante vai voltar a reassumir as funções por ter o mesmo primeiro ministro, com a mesma dinâmica de legislar sobre todos setores.

Abdoulaye Diop, Presidente da Comissão da UEMOA elogiou as autoiridades guineenses por se conseguir uma programação de mais de 5 por cento, que diz ser apreciavel em termos da dinâmica do exercício na organização.

Destacou que houve progressos de mais 14 pontos porcentuais em termos de Convergências de regulamentos comunitários.

ʺO engajamento do governo de Guiné-Bissau, do ministro das Finanças aqui presente e dos seus colegas do governo e do discurso que ouvimos nos reconforta e esperamos que, na próxima vez, o progresso seja ainda mais notável”, disse.

Conosaba/ANG/MI/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário