terça-feira, 24 de maio de 2022

NUNO NABIAN REMETE RESPONSABILIDADE DA ACTUAL CRISE AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA

O primeiro-ministro admitiu, hoje, que de facto há crise no país e a única pessoa capaz de avaliar a sua profundidade, “é o presidente da República”.

Nuno Gomes Na Biam disse esperar que o novo elenco governamental que ainda esta semana pode ser conhecido, reúna toda a franjada sociedade guineense.

“ (..) A única pessoa que pode avaliar a profundeza da crise vigente no país é o presidente da República. Dissolveu a Assembleia Nacional Popular, reiterou a confiança ao primeiro-ministro e vou tomar posse hoje, portanto a partir daí, vamos dialogar com o presidente a possibilidade da formação de um novo governo”, diz acrescentando “espero que seja um governo inclusivo, por ser um governo de iniciativa presidencial e espero que o presidente da República reúna todas as franjas da sociedade neste governo”.

A posição foi assumida no aeroporto internacional Osvaldo Vieira no regresso ao país vindo de Timor-Leste onde representou o chefe de Estado na investidura do novo presidente da República daquele país asiático.

Questionado se durante a sua estada em Dili, capital de Timor-Leste, discutiu a possibilidade deste país apoiar a Guiné-Bissau na realização das eleições legislativas antecipadas de 18 de dezembro, Nuno Na Biam diz que discutiu vários aspectos da cooperação entre as quais o processo eleitoral.

“Falámos muito sobre o processo eleitoral e há um compromisso a nível do governo que a curto prazo vamos ter uma resposta definitiva. Esperamos que o Timor-Leste estará pronto a nos prestar este importante ajuda no que diz respeito ao processo eleitoral”, afirmou Nuno Nabian.

O Presidente da Guiné-Bissau dissolveu na semana passada (16.05) o Parlamento e convocou eleições legislativas antecipadas para 18 de dezembro de 2022. O chefe de Estado sustenta a sua decisão alegando a existência de "divergências persistentes'' e que se tornaram inultrapassáveis entre a Assembleia Nacional Popular e outros órgãos de soberania.

No outro decreto, Umaro Sissoco Embaló decidiu manter Nuno Gomes Na Biam como primeiro-ministro e Soares Sambo vice-primeiro-ministro até à realização das legislativas. Os dois vão ser empossados esta tarde.

Por: Braima Sigá/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário