sábado, 28 de maio de 2022

CONVITE: Apresentação em Bissau do livro «REFLEXOS DA CARTA SECRETA - O Caso 12 de abril»


A Nimba Edições e o autor Samba Bari, têm a honra de convidar V. Exa. para a sessão de apresentação do livro «REFLEXOS DA CARTA SECRETA - O CASO 12 DE ABRIL».

Dia 1 de junho | 10H00 | Universidade Colinas de Boé | Bissau.
Apresentação: Rui Jorge Semedo
Sobre a obra:

(…) com “Reflexos da Carta Secreta - O caso 12 de abril”, Samba Bari, entra mais uma vez nos meandros do(s) poder(es), ausculta, entrevista, pesquisa e fazendo fé nas suas fontes, chega ao ineditismo de reproduzir diálogos que teriam ocorrido em gabinetes e espaços de difícil acesso. 

Falando da sua terra que tanto o encanta, como desespera, o autor que se confessa defraudado, por um processo pernicioso, faz parte de uma geração de guineenses nascida em vésperas da proclamação da república, com vagas memorias do período colonial, e permeada pelos hinos e slogans rimados em promessas, numa continua construção de narrativas transbordando otimismo e metas nobres que estariam logo ali, à mão de semear. Porém, na hora do labor as mãos construtoras e as capacidades criativas encolheram, mutando-se em punhos cerrados e agressivos. 

A desconfiança foi-se instalando. 

A intriga inunda a sociedade, divide os “camaradas”, afasta competências, espalhando a desunião num clima bélico marcado pelo crucificar de companheiros de ontem, e quadros de hoje. A palavra, o diálogo e o frente a frente não têm espaço. A nova abordagem de Bari, centrado no caso 12 de abril, dá crédito a este pensamento com nomes, casos e datas. 

Decididamente a unidade nacional vem sendo beliscada seriamente por interesses de grupos e grupinhos - os tchutchidures - cada vez mais especializados em intrigas, “inventonas, golpes e contragolpes” que redundam em sórdidas celebrações e pactos de sangue, visando a conquista do poder a qualquer preço. Que este trabalho de Samba Bari cheia de informações proporcione ao leitor momento de reflexão, inspirado no pensamento do filósofo grego, Aristóteles: “o ignorante afirma, o sábio dúvida e o sensato reflete”. (…) Excerto do Prefácio de Tony Tcheka.

Nimba Edições, a sua editora de referência.
O livro está disponível aqui: www.enimba.com

Sem comentários:

Enviar um comentário