domingo, 22 de maio de 2022

Implementação das reformas: UEMOA SATISFEITO COM O DESEMPENHO DA GUINÉ-BISSAU




A União Económica e Monetário do Oeste Africana (UEMOA) afirmou que a Guiné-Bissau registou uma melhoria significativa em 2021 na implementação das reformas desta organização com progresso de 5,4 por cento em relação a 2020.

O presidente da comissão da UEMOA, Abdoulaye Diop, elogiou a Guiné-Bissau pelo feito alcançado neste quadro.

“Globalmente, estamos bastante satisfeitos com os progressos de reformas em curso na Guiné-Bissau situado em 5.4% no âmbito de diretrizes da UEMOA”, destacou Diop.

As considerações foram feitas hoje durante a sétima revisão anual da UEMOA em apreciação do memorando da avaliação técnica relativa às reformas políticas, programa e projetos comunitários da UEMOA na Guiné-Bissau.

Por sua vez, o vice-primeiro-ministro, Soares Sambu, aponta o compromisso do estado guineense em tudo fazer para elevar o nível dos indicadores por forma a ultrapassar a média comunitária.

“Os progressos referidos relativamente ao exercício anterior continua abaixo da média comunitário, razão pela qual, expresso mas uma vez, o firme compromisso do governo em tudo fazer para elevar os níveis dos atuais indicadores”, afirmou o governante

Perante esta situação o ministro das Finanças do governo em gestão, João Aladje Fadia, disse que a missão da Guiné-Bissau é ultrapassar o nível desejado pela UEMOA.

“Há um forte engajamento de todo governo para a execução das directrizes da União por isso, espero que o primeiro-ministro continue focado neste sentido para ultrapassar o nível desejado pela UEMOA que é uma das missão do nosso país”, referiu Fadia.

As reformas em curso destacam: Governação Económica e Convergência, Mercado comum e Reformas setoriais. A este fato a UEMOA diz ter registado na decorrência no ano transato uma execução na ordem de 50,6 por cento.

No que tange à execução de programa e projetos, a revisão da UEMOA regista um fraco desempenho.

Neste particular, cinco projetos e programas estimados em mais de doze bilhões de francos não foram revistos em 2021.

Por: Marcelino Iambi/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário