quarta-feira, 11 de maio de 2022

Adeus Primo Maximiano Sa- Combatente da liberdade da Patria e Diplomata. Mensageiro de Amilcar Cabral - Um distinto Servidor Público,

 

Foi com profunda consternação que soube hoje (10/05) da morte do meu primo , camarada e amigo ( meu contador de História ) desconhecida da nossa luta de Libertação Nacional .
Enquanto Combatente :
Participou na luta de libertação nacional no sul do país - Guine - Bissáu nas zonas de Quinará, esteve muito ligado aos Comandantes Nino Vieira , Umaro Djalo , Vasco Salvador Correia.
Após a sua formação no domínio da rádio e telecomunicações, foi nomeado como chefe da estação da Rádio em Kandjafra - trabalhou com os comandantes Osvaldo Vieira, Paulo Correia entre muitos outros destacados comandantes do PAIGC.
Tendo em conta as dificuldades de comunicação entre o líder fundador do PAIGC Pai da Nação - Amílcar Cabral e a zona Zero - Bissau / foi nomeado como emissário de Amílcar Cabral para coordenar as comunicações entre o Secretariado Geral do Partido em particular do Secretário Geral com a estrutura da clandestinidade- Zona Zero - Bissau.
Era um distinto segurança e mensageiro de Amilcar Cabral , conhecia e bem os meandros da clandestinidade, escapou várias vezes a morte , por traição dos seus pares da zona Zero que o denunciavam junto da PIDE - DGS .
Por conhecer muito bem os meandros da zona Zerro , depois de 25 de Abril , enquanto decorriam as negociações entre o PAIGC e o Governo Português , foi dos primeiros seguranças infiltrado em Bissáu , nomeado pela direção superior do Partido, com intuito de dinamizar e moralizar os bissauenses sobre a nova realidade em contraste a propaganda da PIDE sobre o novo poder político.
Contou-me que várias vezes durante o percurso da zona libertada a zona Zerro , vestia se de mulher , dormia muitas vezes nas árvores , por vezes fazia se de comerciante para poder “ tcholona” mensagem de Cabral aos camaradas da zona Zerro, entre muitas outras história contadas por ele e conformadas por muitos combatentes , com quem tive o privilégio de “ djumbai “ sobre a história desconhecida da luta armada .
Enquanto Diplomata:
Fez parte da equipa que abriu a nossa representação diplomática em Portugal , foi o Primeiro Cônsul da Guine - Bissau em Portugal.(1975- 1980)
Foi Chefe de secção do PATRIMONIO do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau .
Foi Cônsul Geral em Ziguinchor - Senegal
Trabalhou na nossa Embaixada em Argélia (1 Secretário)
Terminou a sua carreira diplomática como Cônsul Geral em Banjul 1998.
Infelizmente durante muitos anos esteve em tratamento devido a insuficiência renal crónica , foram momentos de sacrifício e de muita tristeza, mágoa e revolta.
Depois de tanto sacrifício , conseguiu rins compatível e foi transplantado com sucessos , a última vez que falamos em Lisboa - Portugal , dizia- me que estava preparar a sua memória. Acabou por falecer em Portugal , longe de “ Tchon” que ele ajudou a alcançar a independência.
Uma perda , uma história por escrever , aos familiares , aos camaradas e amigos , rezemos pela sua alma e que Pai todo poderoso console a família por esta perda . Eterno descanso Primo , ficamos sem registos escritos da sua memória….Testemunhas não faltarão .

🙏🙏🙏🙏




Sem comentários:

Enviar um comentário