domingo, 22 de maio de 2022

Faca e o queijo.

Apesar de ser meu mano, porque é como irmão do Dr. Baciro Dja, mas nem sempre alinho, ou seja, concordo com as posições que o General Presidente toma às vezes. Mas uma coisa é certa, neste país tem que haver alguém que ponha termo a esta situação de autêntico pântano, aquilo que o próprio Presidente da Republica gosta de chamar de “pagaille”.
Tem que haver ordem e disciplina, a transparência na gestão da coisa pública, o respeito pela dignidade humana, o combate à corrupção, ao despesismo, ao diz-que-diz e a outros comportamentos que em nada contribuem senão para hipotecar cada vez mais aqueles valores que fazem com que uma sociedade seja considerada sã, a todos os níveis.
Já la vão mais de 3 anos que foram realizadas as eleições legislativas e a governação local mantém-se tal e qual como se as eleições não tivessem sido realizadas, e as necessidades de mudança não se fizessem sentir.
“Djunda-djunda” nas nomeações dos governadores, administradores, cujas escolhas não se baseiam em critérios de competência e de experiencia, mas sim nas militâncias político-partidárias, o que tornou a nossa administração local e não só, das piores em todo o planeta.
Os vários processos de crime económico continuam por julgar e os seus actores, em muitos casos, são até premiados com promoções, podendo se citar “o arroz do povo”, os desvios na APGB que envolvem, entre outros, pessoas de moralidade duvidosa da nossa classe empresarial, as denuncias no Ministério da educação nacional (dinheru di pessoal menor”, e noutras instituições do Estado, o maior crime desde a independência nacional cometido a 1 de Fevereiro de 2022, os assassinatos de altas figuras publicas no passado, etc..
Em face do acima exposto, ainda quer-se que o General Presidente se mantenha pávido e sereno “suma nada ca acontece”? “Quand même”, haja seriedade!
Não é por acaso que o então candidato, e agora Presidente da Republica eleito em eleiçoes consideradas pela comunidade nacional e internacional de livres, justas e transparentes ostentata a “VASSOURA” na sua campanha. Para que serviria essa “vassoura”, se agora que ele esta a exercer o mais alto cargo da Nação, não aplicasse na pratica aquilo que é
Um juramento de facto. Porque a “VASSOURA significa que: Se eu for eleito, irei dar uma vassourada nisto, para limpar a sociedade daquela sujeira que não a permite desenvolver-se.
As riquezas que os “golden boys” exibem depois de de menos de um ano de exercício em altos cargos de responsabilidade no Estado, construindo mansões em todo o lado, comprando casas ou apartamentos pelo mundo fora, ainda quer-se que o General Presidente adopte uma postura de cúmplice? Pa é bin bata fala, EL TAMBI I MATI LA!
Por amor de Deus! Se o General Presidente hesitar ou recuar nessa luta que esta a travar para endireitar as coisas, para por os pontos nos “Is”, então que se demita, porque não estaria a prestar um bom serviço a este povo que nele apostou e votou para conduzir o seu destino.
Que seja considerado pelos “sabichons” da nossa praça de Bissaucinho, de ilegalidade, de inconstitucionalidade, disto ou daquilo, o problema é daqueles que assim entendem.
O que o povo quer é o General Presidente ter a coragem, porque tem toda a legitimidade para isso, para limpar a sociedade da sujeira, da indisciplina, da corrupção, do crime organizado e de todos os males que tendem a tornar estes pais infrequentavel.
Mas, um modesto conselho, o General Presidente não pode fazer tudo, por isso é que deve contar com pessoas competentes, sérias, determinadas, patriotas, descomprometidas com a mafia business, para pilotar este barco a bom porto.
General Presidente, o povo conta com a sua lucidez, coragem determinação e, se necessário, constituir-se-á em seu “bouclier humain” contra todas as veleidades, mesmo sem a presença das forças da CEDEAO.
General Presidente, o maior teste vai começar precisamente no governo que vai nomear, porquanto o povo espera que os seus membros sejam nomeados não na base de compromissos político-partidários, porque esse aspecto já pertence ao passado, uma vez que quem tem agora a faca e o queijo chama-se Umaro Sissoco Embalo, um jovem que Deus enviou para vir mudar isto.
O povo decidiu e esta decidido.
Deus abençoe a Guiné-Bissau e o seu povo!
Deus dê força ao nosso General Presidente para, dentro daquilo que são as suas prerrogativas, realizar o sonho dos Guineesnes!
VIVA GUINENDADI!
Por: Yanick Aerton.

Sem comentários:

Enviar um comentário