terça-feira, 31 de maio de 2022

PORQUE ATÉ AGORA.

A demora que estamos a assistir na formação do Governo de Unidade Nacional (GUN), porque essa é que é o nome que se lhe deve dar, e não de Iniciativa Presidencial (IP), pois de Iniciativa Presidencial nada tem quando se convida todo o mundo, senão o PR já o teria nomeado.

Nós os Guineenses, não falo dos não Guineenses, isto é, aqueles que sentem na pele a miséria em que as populações vivem, temos que ter a coragem de admitir que este país deixou de ter uma liderança digna do nome, desde a traição de que foi vítima o lendário Chefe de Guerra Kabi Na Fantchamna, e a sua consequente desgraça. Ikana parci más suma el!!!

Uma verdadeira liderança teria antes feito o TPC, através daqueles em que o PR ia renovar a sua confiança, antes da dissolução do Parlamento. Isso teria permitido que já tivéssemos um governo antes mesmo do Chefe de Estado se deslocar a Cimeira Extraordinária da União Africana em Malabo.

Se na verdade o exercício da proposta para a formação do governo foi confiado ao PM e que até hoje, dia 31 de Maio de 2022, não é capaz de apresentar o draft, é porque algo está mal. Sica pudi, ista li UN CUNTU KU BUR-BUR di excelentes quadros Guineenses. PR, suma Deus cu colocau diante di es povo, keku bu medi? Kinku cá pudi pá i sai. Ninguin ca nganha eleison, sica sin. ba na PAIGC cu bu na cudji ba pabia e tene 47 deputados na un universo di 102.

Aqui não deve, de forma alguma, haver “djunda djunda”, de pastas porque o PR chamou a si a responsabilidade de decidir, sem compromissos político-partidários, então que escolha dentre os Guineenses bem formados, não corruptos, com vasta e solida experiência politico-profissional, com provas de “mãos limpas dadas”, para nomear o Governo.

No Parlamento, a sua Comissão Permanente é que vai funcionar até a tomada de posse dos novos deputados, portanto não havendo nenhuma necessidade de se recorrer a essa instituição para a aprovação deste ou daquele diploma, por que deve o PR esperar tanto tempo?

O PR pode distribuir pastas a algumas formações politicas, e até a Sociedade Social, caso assim o entender, sem que o Governo a formar seja a Mobutu Sesse Seko (+mais de 50 ou 60 membros, dentre super. Ministros, ministros e secretários de estado), mas que escolha os seus homens, homens e mulheres certos e maduros, não os “yes men” ou os eternos ministros, mas sim os verdadeiros colaboradores e fiéis, para as pastas abaixo indicadas, isto no âmbito da luta que o PR jurou travar contra a corrupção e o crime organizado, particularmente o narcotráfico.

Só assim o governo poderá ser considerado de Iniciativa Presidencial (IP), porque o PR terá total e direto controlo sobre a atuação do mesmo:
1. Interior (prato de casa)
2. Defesa e Combatentes da Liberdade da Pátria (mulher ministra e manter o SE)
3. Recursos Naturais e Energia (geólogo)
4. Transportes e Comunicações (prato de casa)
5. Negócios Estrangeiros (Carla em boa forma)
6. Justiça (manter)
7. Finanças (manter time completo)
OBS.: ESTA É A FÓRMULA MÁGICA PARA ERRADICAR A CORRUPÇAO NA GUINÉ-BISSAU E O PR, O JOVEM GENERAL PRESIDENTE FICAR NA HISTÓRIA
NO NA PERAU PRESIDENT EL MOKHTAR SISSOCO EMBALO!
Por: yanick Aerton

Sem comentários:

Enviar um comentário