terça-feira, 10 de maio de 2022

GOVERNO RECONHECE QUE ATENTADO CONTRA AGNELO REGALA É UMA SITUAÇÃO QUE VEM DE LONGE


O primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabiam, assegurou, hoje, que as autoridades competentes estão a fazer o seu trabalho em relação ao atentado contra a integridade física do deputado da nação e líder da União Para a Mudança, Agnelo Regala. Ele disse que são situações que vêm das crises cíclicas que o país tem passado.

Em conferência de imprensa conjunta, esta manhã, no palácio do governo, com o seu homólogo cabo-verdiano que se encontra no país para visita oficial de 4 dias, Nuno Gomes Nabiam, ao responder perguntas colocadas pelos jornalistas, reafirmou que o executivo está a fazer o seu trabalho recordado o caso de 1 de Fevereiro em que houve atentado contra a integridade física do presidente da República e membros do governo reunidas na reunião semanal do conselho de ministros.

“São situações que vêm de longe e das crises cíclicas que o país tem passado mas, estamos a fazer o nosso trabalho com toda a responsabilidade. Tanto o caso de 1 de Fevereiro que já foi entregue às autoridades competentes e este caso também está entregue às autoridades”, disse Nabiam sustentando que está em curso o trabalho de investigação e que este é um ato repudiado por todos.

Ainda hoje, interpelado pela imprensa, o presidente da República disse que o ato é da competência da polícia. O presidente lembrou que ele também foi vítima de um atentado.

“Não sei se é uma vítima ou quê, isso é um assunto da polícia. Vai para o ministério do Interior e da Polícia Judiciária e não falo do cidadão Agnelo Regala. Não sei se é um atentado ou intentona na Guiné tudo se passa”, responde.

Nos últimos tempos tem aumentado o ataque armado dos homens encapuçados contra as integridades físicas de algumas figuras sobretudo críticas ao regime.

O mais recente aconteceu, no sábado, onde o deputado Agnelo Regala, igualmente líder de uma formação política com assento parlamentar e pertencente ao espaço de concertação dos partidos políticos da Guiné-Bissau, foi atacado e ferido com a bala na perna por homens, segundo informações, armados e encapuçados na sua residência em Bissau.

Agnelo Regala disse que a tentativa de assassinato vem na sequência da última conferência de imprensa do grupo dos partidos políticos agrupados no espaço de concertação onde foi denunciada a intenção do derrube do parlamento e no mesmo momento o grupo posicionou-se contra a vinda de mais uma missão da CEDEAO no país.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Sigá/radiosolmansi com Conosba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário