sexta-feira, 13 de maio de 2022

Dissolução do parlamento da Guiné-Bissau porque há assuntos fraturantes não é solução - PAIGC




O presidente do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) afirmou hoje que dissolver o parlamento por assuntos fraturantes não é solução, porque a vocação da Assembleia Nacional Popular é promover o debate.

"Acho que a única coisa que nós fizemos foi partilhar o nosso pensamento e que a ideia da dissolução do parlamento porque estamos em face de assuntos que são fraturantes não é uma solução, porque essa é a vocação da Assembleia Nacional Popular, tratar de assuntos fraturantes", afirmou o líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira.

Segundo o dirigente, não se encontram soluções dissolvendo a "única entidade que tem não só competência, mas vocação para promover o debate".

O líder do PAIGC falava à imprensa na Presidência guineense, após um encontro o chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló, o primeiro em que Domingos Simões Pereira participa desde que o Presidente iniciou funções.

"Deve promover-se um debate", disse, salientado que o PAIGC deixou a sugestão ao Presidente de fazer uma intervenção à Nação no parlamento.

"Também falámos de outros indicadores que a nosso ver mostram claramente a responsabilidade dele (parlamento) de forma direta naquilo que é o ambiente securitário que se vive no país", salientou.

Sobre o seu encontro com o chefe de Estado, o primeiro desde que Umaro Sissoco Embaló tomou posse como Presidente, Domingos Simões Pereira disse que escolheu comparecer porque se está em "vésperas de uma decisão que pode ser trágica" para o país.

"Em face dessa situação, entendi que a minha coerência é menos importante do que cuidar daquilo que deve ser a tranquilidade e a paz na Guiné-Bissau. Entendi que era importante estar cá, partilhar com o Presidente da República, o nosso pensamento, o meu pensamento, a minha preocupação enquanto cidadão com a estabilidade e a tranquilidade dos guineenses", afirmou o líder do PAIGC.

Domingos Simões Pereira disputou a segunda volta das eleições presidenciais de 2019 com Sissoco Embaló e o contestou os resultados junto do Supremo, mas o atual Presidente tomou posso num hotel da capital sem esperar pela decisão judicial.

O dirigente do PAIGC afirmou Embaló ouviu "todas as análises" do seu partido.

"Se a atual situação pode pôr em causa e vai pôr em causa a própria estabilidade interna e o funcionamento das instituições, nós manifestámos a nossa preocupação até porque na nossa avaliação a Assembleia Nacional Popular será porventura a única instituição que ainda reúne condições para promover o diálogo político interno", afirmou.

O presidente do parlamento guineense, Cipriano Cassamá, anunciou hoje aos jornalistas, após um encontro com o chefe de Estado, que Umaro Sissoco Embaló quer dissolver o parlamento.

O chefe de Estado iniciou hoje auscultações com os partidos políticos com assento parlamentar, tendo marcado uma reunião do Conselho de Estado para segunda-feira.

Conosaba/Lusa


Líder do PAIGC: “ASSEMBLEIA NACIONAL POPULAR É ÚNICA INSTITUIÇÃO QUE REÚNE CONDIÇÕES PARA PROMOVER DIÁLOGO”

O líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira, afirmou esta sexta-feira, 13 de maio de 2022, que a Assembleia Nacional Popular é a única instituição para promover o diálogo entre os guineenses.

“Na nossa avaliação, a Assembleia será porventura a única instituição que ainda reúne condições para promover o diálogo político interno”, disse.

Simões Pereira falava aos jornalistas depois de uma audiência com o Presidente da República no quadro da auscultação de partidos políticos com o assento no Parlamento para analisar a situação política vigente no país. Esta é a primeira vez que o líder do PAIGC respondeu à chamada do Chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló, desde a sua eleição em 2019, fortemente contestada pelos libertadores.

Os encontros com os partidos políticos e presidente do Parlamento acontecem no momento em que os deputados criticam a vinda de uma missão de estabilização da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para a Guiné-Bissau, sem informação precisa nem consultar o Parlamento.

Também na quarta-feira, 11 de maio, os deputados aprovaram, por unanimidade, a Ordem do Dia que inclui a proposta de revisão da Constituição elaborada pela Comissão criada pela Assembleia Nacional Popular. Os deputados retiraram da agenda de trabalhos da mesma sessão a eleição do primeiro vice-presidente da ANP, a Lei da Comissão Nacional de Eleições, a Lei do Recenseamento Eleitoral e a Lei-Quadro dos Partidos Políticos.

“Eu tenho o sentimento que muita gente vai achar muito estranho o fato de eu comparecer hoje à frente desta delegação do PAIGC, nunca o tinha feito antes. Eu escolhi fazê-lo, porque percebi que estamos às vésperas de uma decisão que pode ser trágica para este país. Em face dessa situação, eu entendi que a minha coerência é menos importante do que cuidar daquilo que deve ser a tranquilidade e a paz na Guiné-Bissau”, justificou o líder do PAIGC, para de seguida, avançar que era importante responder ao convite e partilhar com o Presidente da República a sua preocupação com a estabilidade e a tranquilidade dos guineenses.

“Deixamos claro que, na nossa perspetiva, há erros que quando são cometidos torna-se irreversíveis e difíceis de serem corrigidos”, alertou, tendo frisado que no final o chefe de Estado tomará a sua decisão.

Assegurou que mostraram ao chefe de Estado que a ideia da dissolução do Parlamento não é uma boa solução.

“A vocação da Assembleia Nacional Popular tratar dos assuntos fraturantes. Não se encontra solução, dissolvendo a única entidade que tem não só competência, como também vocação para promover debate. Alguém na nossa delegação sugeriu que houvesse uma intervenção dirigida à nação junto da Assembleia, para redirecionar os mecanismos de diálogo interno que têm sido utilizados”, contou, acrescentando que abordaram sobre outros indicadores que demonstram claramente a responsabilidade do chefe de Estado de forma direta naquilo que é o ambiente securitário que se vive no país.
Por: Assana Sambú
Foto: AS
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário