sábado, 7 de maio de 2022

Cooperação no domínio de segurança: BISSAU E BRASIL INICIAM III FASE DO PROJECTO CENTRO DE FORMAÇÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA DA GUINÉ-BISSAU

A ministra dos Negócios estrangeiros afirmou hoje que o centro de formação das forças de segurança da Guiné-Bissau será um centro modelo para a sub-região e poderá permitir o país contribuir para a formação de outras forças de segurança dos países vizinhos.

Suzi Barbosa falava na abertura da reunião do comité de acompanhamento da fase III do projecto “centro de formação das forças de segurança da Guiné-Bissau”.

“ As forças de segurança são extremamente importantes para a estabilização do país e entendemos que a fortificação das mesmas é importante e sem dúvida, o Brasil contribuiu imensamente para isso. Esta capacitação vai ter uma importância muito grande sobretudo pode servir de modelo para a sub-região e sem dúvida, o centro poderá representar um centro modelo para os países a sub-região permitir a Guiné-Bissau dar a sua contribuição para a formação de outras forças de segurança dos países próximos à Guiné-Bissau”, defendeu a ministra.

A face III do projecto tem como objectivo a elaboração e a implementação de um plano de sustentabilidade para o centro de formação das forças de segurança de modo a permitir a gradual transferência das responsabilidades técnicas e financeira do centro para o governo guineense.

Por seu turno, Andrei Passos Rodrigues em representação da Policia Federal sublinhou que a instituição de segurança tem no seu principal decurso, o seu recurso humano que precisa ser preparado para os desafios na área de segurança pública. “ Pensar em enfrentar ao crime organizado sem pensar na cooperação internacional é um erro e o governo guineense e brasileiro percebem isso e estão cooperando nesta matéria”.

Esta missão, é a primeira que a Agencia Brasileira de Cooperação envia ao exterior desde o início da pandemia.

Durante 4 dias, o comité vai avaliar o cumprimento das metas estabelecidas no projecto em sua fase II (2014-2019), bem como elaborar e validar o plano de trabalho para o período 2022-2023.

Por: Nautaran Marcos Có/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário