Bissau,09 Nov 21(ANG) – Os representantes dos ministérios responsáveis pelo Género nos oito Estados membros da União Económica e Monetária Oeste Africana (Uemoa), estão reunidos, em Bissau , num ateliê de divulgação do esquema de Institucionalização do Género nos respectivos países.
O seminário, com a duração de três dias, visa reforçar as capacidades dos especialistas em género e apoia-los na forma de otimização e implementação dos pontos chave do esquema do género bem como a partilha entre diferentes partes das experiência e suas contextualizações, de acordo com as especialidades de cada país.
Ao presidir a cerimónia de abertura do acto, a ministra da Mulher, Família e Solidariedade Social, disse estar consciente e convicto de que os Estados membros da UEMOA precisam de mecanismos harmonizados e eficazes para a efectiva consideração do Género nas políticas públicas.
“Devemo-nos congratular com esta colaboração frutífera entre a Comissão da UEMOA e nossos vários Estados, na busca de uma ferramenta harmonizada, para a consideração efectiva do Género nos sistemas de planeamento e gestão administrativa, respeitando o princípio da subsidiariedade”, salientou Mária da Conceição da Silva Évora.
Segundo o representante Residente da Comissão da UEMOA na Guiné-Bissau, Bertin Felix Comlanvi, no quadro da operacionalização da Estratégia Género no espaço UEMOA, adoptado em junho de 2018, a Comissão decidiu acompanhar os Estados membros na adoção de instrumentos pertinentes e susceptiveis visando assumir a transversalidade do género.
Durante os três dias do ateliê, os participantes irão debater a situação do melhoramento do quadro de integração sistemática e a dimensão do Género nos órgãos da UEMOA e nos Estados membros, Iniciativas especificas no domínio de Direitos, Representação e Autonomização Económica das Mulheres entre outros temas.
Conosaba/ANG/ÂC//SG
Sem comentários:
Enviar um comentário