sábado, 13 de novembro de 2021

PR Sissoco: “NINO VIEIRA FOI O ÚLTIMO PRESIDENTE ASSASSINADO E KOUMBA YALÁ O ÚLTIMO AFASTADO POR UM GOLPE NA GUINÉ-BISSAU”


O Presidente da República, Umaro Sissoco Embalo, afirmou este sabádo, 13 de novembro de 2021, que João Bernardo “Nino” Veira foi o último Chefe de Estado assassinado no poder e que Kumba Yalá, também foi último a ser afastado do seu mandato por um golpe de Estado na Guiné-Bissau, tendo assegurado que “jamais acontecerá o assassinato de um chefe de Estado ou golpe no país, enquanto Umaro Sissoco Embalo for Presidente da República”.

O chefe de Estado falava aos jornalistas no aeroporto internacional Osvaldo Vieira, após o seu regresso da França, onde participou na conferência dos chefes de Estado sobre a paz e segurança.

Sobre o avião “Airbus-A340” estacionado no aeroporto de Bissau, Embaló explicou que houve um pedido prévio de aterragem no aeroporto internacional Osvaldo Vieira, tendo exibido aos jornalistas o documento de pedido escrito em francês.

“Há pessoas que querem desviar a atenção dos guineenses, mas essa situação não acabará por aqui, vai prosseguir, porque conhecemo-nos uns aos outros na praça pública e sabemos quem são bandidos”, disse.

Informou que no dia 27 de outubro terá havido uma reunião no gabinete do presidente do Conselho de Administração da Autoridade de Aviação Civil da Guiné-Bissau (AACGB), entre o chefe de Estado-Maior da força aérea, chefe do gabinete do Presidente da República e o PCA de AACGB. Acrescentou que os responsáveis pelo retido são pessoas sérias.

“Quando estive de viagem para participar na conferência de Glasgow, vi o avião no Aeroporto e perguntei para os ministros da Defesa Nacional e do Interior, responderam-me que não sabiam da proveniência do Avião. Durante a minha estada em Glasgow o Presidente da Mauritânia disse que há uma entidade que quer montar ” hangar” de manutenção dos Aviões na Guiné-Bissau, porque a Gâmbia está a preparar as eleições e a Guiné-Conacri tem depara com problema de golpe, logo lembrei-me que quando viajei para Conacri havia um grupo de pessoas que me abordaram sobre esse assunto e foi assim que telefonei de Glasgow para o ministro da Defesa Nacional, informando-lhe que afinal não passou informação sobre aterragem do avião nos canais apropriados”, explicou.

Acrescentou ainda que a imagem do país está construída e não devemos pôr em causa esse feito. No entanto, pediu ao povo guineense para acreditar no homem que elegeram, porque fará tudo para defender a imagem do país, combatendo qualquer tipo de mal.

“Quero vos dizer que sou um homem muito sério, mas todo este cinema tem a ver com a medida que estou a implementar de combate à droga e corrupção, mas nunca vou desistir, levarei esse trabalho ao fim. Nunca farei mal ao José Carlos Macedo, por razão muito simples, primeiro foi instruído para pronunciar sobre esse assunto e segundo foi quem me apoiou logo nas primeiras horas da campanha eleitoral. Se ele me disser quem foi que lhe ligou, colocarei esse indivíduo na prisão ainda hoje”, assegurou.

Afirmou que há delinquentes e que jurou sempre que nunca pedirá apoio a essas pessoas no Movimento para Alternância Democrática (MADEM G-15), porque o seu valor supremo é a dignidade. Adiantou que não pode liderar uma nação como a Guiné-Bissau e ser ” bandido”.

“No dia 17 do mês em curso, saberão da minha reação, após a reunião do Conselho de Estado, porque cada coisa tem o seu limite”, garantiu.

Questionado sobre a sua relação com o primeiro-ministro, Sissoco Embalo disse que Nuno Nabiam não ganhou eleições na Guiné-Bissau, contrariamente a ele eleito e que tem competências para nomear demitir o chefe do governo sem problemas, mas garantiu que tem boa relação com o chefe do executivo.

Por: Aguinaldo Ampa
Foto: A.A
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário