quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Dia das Forças Armadas/Ministro Botché enaltece papel das Forças de segurança na cobertura do evento


Bissau,17 Nov 21(ANG) – O ministro de Estado do Interior e da Ordem Pública, enalteceu hoje o papel desempenhado pelas instituições sob a sua tutela, na garantia da segurança durante as celebrações, em simultâneo, do Dia das Forças Armadas e da Independência Nacional do país, efectuadas terça-feira, dia 16 de Novembro.

“Durante o acto das celebrações das duas efemérides fizeram um trabalho brilhante e marcante cujo o valor ninguém pode avaliar”, elogiou Botche Candé, durante a visita de agradecimento que efectuou hoje às Unidades da Polícia de Ordem Pública, da Brigada de Intervenção Rápida, da Gurda Nacional, Serviços de Proteção Civil e Bombeiros e de Polícia de Trânsito.

O governante disse que as referidas unidades levantaram, bem alto, a cara dos guineenses perante os convidados estrangeiros que vieram assistir as duas cerimónias.

“Vocês acalmaram os corações de todos os guineenses e souberam demonstrar, mais uma vez, as vossas capacidades de paramilitares e amor pela pátria de Amilcar Cabral”, regozijou.

O ministro do Interior disse igualmente que todos os convidados estrangeiros que estavam sentados na Bancava Vip do Estádio Nacional 24 de Setembro, incluindo os Presidentes do Senegal e da Libéria ficaram encantados com as demonstrações feitas pelas Forças de diferentes instituições que compõem o seu pelouro durante a Parada Para-Militar.

Botche Candé aconselhou as Forças das unidades visitadas para não se enveredarem pelas vias que não coadunam com os seus princípios, sob pena de comprometerem as suas carreiras.

“Vocês serão os futuros responsáveis e substitutos de todos os generais e brigadeiros deste ministério”, disse.
Aquele responsável apelou aos seus agentes para continuarem a cumprir as orientações dos seus superiores hierárquicos.

“Vocês devem continuar nessa senda porque entendemos que nos últimos dias, as pessoas estão numa jogada para complicar as relações entre o Presidente da República e o Primeiro-ministro, e como eles não são Deus, não vão conseguir”, salientou.

Sobre a informação que está a ser veiculada nos órgãos de comunicação social , segundo a qual , durante a cerimónia comemorativa do Dia das Forças Armadas e da Independència, o Presidente da República Umaro Sissoco Embaló recusou cumprimentar o Primeiro-ministro Nuno Nabiam, o ministro do Interior disse que isso não corresponde a verdade.

“O Presidente da República, à sua chegada no Estádio 24 de Setembro a primeira pessoa que cumprimentou foi o Nuno Nabiam e na altura, a esposa do chefe do Governo não estava presente e quando Umaro Sissoco Embaló notou a presença da sua esposa dirigiu-se de novo para ela para a cumprimentar”, explicou.

Conosaba/ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário