Empresário Eusébio Mango
O jovem futebolista da Guiné-Bissau, Mamadi Camará, ao serviço do Reading FC da segunda liga inglesa, está a ser seguido por vários clubes ingleses neste momento e pode vir a transferir-se no final da época desportiva para um dos grandes clubes da “Premier League”, disse a O Democrata, seu empresário.
Mamadi Camará
A revelação é do empresário do atleta, Eusébio Mango Fernandes, durante uma entrevista ao Jornal O Democrata e à Rádio Jovem, a 13 de Abril de 2021, em Bissau.
“Depois de o nome do jogador ter saltado do Reading para a ribalta de futebol internacional, o que é muito normal, todos os clubes ingleses ficaram informados sobre Mamadi e neste momento existe perspetiva enorme, no próximo verão, que o jogador abandone o seu clube para um dos grandes da primeira liga inglesa”.
Em caso da concretização da transferência do jogador, Mango Fernandes mostra-se confiante que o jovem médio centro venha a singrar na Premier League.
“É um miúdo extremamente humilde. Mamadi, há dois anos na Europa, qualquer um que esteve perto dele notou-se que o miúdo pacato que veio de Mansaba desperta algo importante, porque está excessivamente focado no futebol, ele dorme com futebol e acorda com futebol”, disse.
Com apenas 17 anos de idade, Mamadi Camará, que jogava nos campos pelados de Mansabá, norte da Guiné-Bissau, chegou a Portugal em 2019. Apenas em dois jogos começou a impressionar muita gente, sobretudo o Feirense. O jovem futebolista agora joga na segunda Liga Inglesa de Futebol ao lado do seu compatriota Alfa Semedo, no Reading FC.
Fernandes explicou que o jovem “mansabense”, que chegou a Inglaterra esta época para jogar no sub-17 do Reading, foi rapidamente projetado para a equipa dos sub-19 e 23, devido às suas qualidades. O treinador principal do clube, Veliko Paunović, resolveu promovê-lo à equipa sénior do Reading.
“Foi um treinador que jogou no Atlético de Madrid, uma figura do futebol mundial, que teve oportunidade de assistir ao jogo de Mamadi na equipa dos sub 23 e deu indicação que o jovem médio não ficasse nesse escalação pelas qualidades técnicas que apresenta.
Na primeira fase dos treinos, Camará acabou por convencer o treinador e permaneceu na equipa sénior”, sublinhou Fernandes.
Oriundo de uma família sem condições mínimas de vida, no interior do país, Guiné-Bissau, o jovem prodígio notabilizou-se no futebol de rua em campos improvisados nas estradas ou mesmo nos pelados de Mansabá, onde jogava com os amigos.
Antes de transferir-se do Feirense de Portugal para o Reading da Inglaterra, teve várias propostas de clubes portugueses, nomeadamente: do Benfica, do FC Porto e do Sporting, mas o seu empresário optou por abrir-se a outros horizontes e mercados futebolísticos, especificamente, a Inglaterra.
Segundo dados consultados pelo O Democrata, antes de Mamadi Camará ter decidido fixar-se na equipa principal do Reading nesta época desportiva 2020-2021, fez quatro jogos na equipa de sub-18 e marcou um tento. O jovem médio centro que utiliza a camisola 50 do Reading FC também estreou-se na equipa principal.
Durante a mesma entrevista, o empresário guineense radicado em Portugal falou de outros jovens futebolistas guineenses que levou para a Europa, que também estão a revelar as suas qualidades futebolísticas, como Roger que está no SC.Braga, Fanuel Gomes também no SC.Braga, Bidamone, filho do treinador guineense, Pedro Dias e Queba, ambos no FC Porto, Macael no Sporting e Dunga no Boavista.
Por: Alison Cabral
Conosaba/odemocratagb.
Sem comentários:
Enviar um comentário