No quadro de execução do plano de actividades traçado para os últimos três meses do ano ano 2019, uma visita ao Leste do País é efetivada pela Directora Geral de MFGB, em companhia da Directora dos Serviços de Administração, Finanças e Património (Coronel Maria Justina Monteiro Emídio Costa), Director do Serviço das Fronteiras (Tenente Coronel Bassiro Baldé), Director dos Serviços de Informação e Operações (Tenente Coronel Salifo Solo Dafé), Chefe do Departamento da Comunicação (Tenente António Soares) e a diplomata em estágio na DGMF, nomeada como 2nd. Secretária para a Embaixada da Guiné-Bissau em Espanha Dra. Marga Vieira.
Tendo como objectivo fazer um levantamento minucioso da real situação do funcionamento das estruturas do Serviço de Migração e Fronteiras ao nível da província Leste do País (Bafatá e Gabú), a comitiva chefiada pela Directora Geral de Migração e Fronteiras, numa missão que durou três dias, da fronteira de Bafafá à Cambadju, Gabú, Pirada e Pitche se realizou, apesar do estado bem danificado das estradas.
Em todas as Delegacias e Postos de Controle de Fronteiras Terrestre da província de Leste se constatou um loco, que há uma carência enorme de materiais indispensáveis para um controle eficaz e eficiente nas fronteiras.
Entre as dificuldades apresentadas pelos diferentes delegados regionais constam a falta de transporte, particularmente viaturas para as Delegacias regionais, motorizadas e bicicletas, Fardamentos, Máquinas Fotográficas, Binóculos, Almofadas e Papéis onomásticos para a captação de impressão digitais, Luzes Ultravioletas e Lupas, ventoinhas e diversas reparações às instalações das delegacias, secretárias, cadeiras, pastas de arquivo para os documentos, camas e colchões.
Ficou assim registada, a necessidade urgente de viaturas, devido aos caminhos clandestinos que os imigrantes ilegais acessam sem puderem ser interceptados pelos agentes do Serviço fronteiriço.
Sem comentários:
Enviar um comentário