Directora-Geral dos Serviços de Migração e Fronteiras, Dra. Celina Tavares a primeira Mulher a exercer este cargo na Guiné-Bissau.
Na manhã de hoje efectuou visitas nos Departamentos de Fronteiras Marítima e Aérea respectivamente.
A visita tem como objectivo inteirar da real situação em que se encontram os Recursos humanos e matérias, para assim puder encetar os mecanismos necessários a fim de minimizar eventuais dificuldade
A Directora Geral adressou algumas preocupações aos funcionários dessa instituição na fronteira marítima e aérea, no sentido de terem presente nas suas funções a ética profissional, muita atenção, e pautarem sempre pela conduta e regras alicerçadas na justiça e transparência.
Adiantou aos jornalistas que o país sofre de uma imigração desordenada, que leva à violação da lei migratória, que dificilmente poderá ser punida sem a aprovação da lei orgânica que foi submetida a Assembleia Nacional desde a era presidencial do falecido Malam Bacai e até hoje não foi aprovada. Falou das vantagens da tecnologia de informação no processo da gestão dos movimentos imigratórios, no qual pretende focar e implementar num curto prazo, e com isso diminuir a ilegalidade no país. Para além desse desafio ainda falou na pretensão de reforçar acções de controle dos movimentos migratórios, desburocratizar os serviços migratórios oferecidos e diminuir o tráfico diário de pessoas em frente à instituição, através de senhas.
A Directora afirma que brevemente irá fazer visitar as fronteiras regionais, para avaliar a situação dos agentes aí instalados, suas necessidades em geral, para um desempenho eficaz das suas funções.
Sem comentários:
Enviar um comentário