06/09/19 - 9:27 pm
Cidade da Praia, 06 Set (Inforpress) – O embaixador da Guiné-Bissau em Cabo Verde, M´bála Fernandes, defendeu hoje, na Cidade da Praia, que o desporto pode ser o “elo de reaproximação“ entre os dois países.
O diplomata fez essa afirmação em declarações à Inforpress após um encontro com a direcção do Clube Desportivo Travadores, liderada pelo presidente Abel Menção.
M´bála Fernandes sustentou a sua afirmação exemplificando com os dois jogos de carácter particular entre as selecções femininas da Guiné-Bissau e Cabo Verde realizado recentemente.
Por isso, projetou a realização dessa iniciativa entre equipas “que mexem com o povo”, como uma forma, segundo ele, de reaproximar os dois países não só pela via política, como também pela via do desporto, da cultura e de outros segmentos importantes da sociedade.
Para o diplomata é preciso “revisitar” o passado através de outros instrumentos de socialização e, neste particular, elegeu o desporto por ser “uma bandeira que mexe com o coração do povo”.
“O desporto na Guiné-Bissau é arma da nossa diplomacia e da nossa política externa”, onde foi içada e erguida nenhum político chegou,” concluiu.
Conosaba/Inforpress
Travadores tenciona retomar laços de cooperação com equipas encarnadas da Guiné-Bissau – presidente
06/09/19 - 7:48 pm / Cooperação
Cidade da Praia, 06 Set (Inforpress) – O Clube Desportivo Travadores pretende retomar os laços de cooperação com as equipas encarnadas da Guiné-Bissau, no âmbito do projecto de internacionalização preconizada pela nova direcção.
A intenção foi manifestada hoje pelo presidente dos Travadores, Abel Mendonça, após um encontro com o embaixador da Guiné-Bissau em Cabo Verde, M´bála Fernandes.
“Pedimos ao embaixador que nos fizesse a ponte com os clubes vermelhos da Guiné-Bissau, nomeadamente, o Benfica de Bissau, para assinarmos um protocolo e nos aproximarmos cada vez mais”, informou Abel Mendonça.
Acrescentou que a ideia é também estreitar as relações de amizade e cooperação entre os dois países, através do desporto, “neste caso o futebol”.
“Começamos com um país amigo no intuito de tentar aproximar esses dois povos, criando algumas actividades que possam interligar e reforçar as nossas relações de amizade “, explicou Abel Mendonça.
O presidente dos Travadores informou que iniciativas do tipo vão ser levadas a cabo também em Cabo Verde com a “retoma” de relações com os Vulcânicos, (Fogo), Santa Maria (Sal) e Mindelense (São Vicente).
Por seu turno, o embaixador, M´bála Fernandes enalteceu essa iniciativa dos Travadores por ser a primeira equipa a colocar a “primeira pedra” para o relançamento da relação entre os clubes dos dois países.
O diplomata avançou que ate neste momento Cabo Verde e a Guiné-Bissau estão a reactivar tudo aquilo que tem a ver com a cultura e o desporto e que ultrapassa a ligação politica entre os dois países.
A nova direcção dos Travadores, liderada por Abel Mendonça, que tomou posse no passado mês de Junho, aposta no saneamento financeiro, na internacionalização do clube e criação de uma equipa competitiva, que luta ”até ao fim” para o título.
Na última temporada, as Águias da Capital realizaram o campeonato na luta pelos lugares cimeiros, mas claudicou na segunda volta, tendo, entretanto, terminado a prova no quinto lugar, num universo de 12 concorrentes, suplantado pelo Celtic, Académica da Praia, Sporting da Praia e Boavista.
O Clube Desportivo Travadores foi fundado a 15 de Outubro de 1930 e conta no seu palmarés, quatro títulos nacionais (1972, 1974, 1994, 1996), oito campeonatos de Santiago e um de Santiago Sul.
Sem comentários:
Enviar um comentário