Nos dias 5 e 6 de Agosto de 2019, a Ministra da Agricultura e Florestas, Sra. Nelvina Barreto, participa em Rwanda, Kigali, no Diálogo de Alto Nível sobre a Segurança Alimentar em África.
Em todos os países africanos, as populações rurais estão na primeira linha da pobreza, da fome e dos efeitos das mudanças climáticas. As variações do clima e os fenômenos meteorológicos extremos são uma das principais causas do recente aumento da fome e da deterioração da segurança alimentar em África.
Neste contexto de crise climática crescente, é necessário e urgente alterar a forma de investir nas zonas rurais: para que sejam mais duráveis, resistentes e produtivas; para que as populações rurais atinjam o seu potencial de desenvolvimento humano e tenham empregos estáveis; para que os países e respectivas populações sejam poupados da pobreza e da fome.
É neste âmbito que as Instituições União Africana, BAD, FAO, FIDA, Banco Mundial, organizaram esta reunião de alto nível, em conjunto com o governo do Rwanda. Com a participação dos Ministros da Agricultura e das Finanças da maioria dos países africanos, em que também foram convidados eminentes científicos e prémios Nobel, com vista a mobilizarem–se ações e financiamentos, que ajudem a resolver a crise alimentar africana.
No primeiro dia de trabalho, a Ministra Nelvina Barreto, teve ainda encontros com o Director do Banco Mundial para África, com a Diretora Geral Adjunta da FAO e com a Comissária para a Agricultura e Desenvolvimento Rural da UEMOA.
Sem comentários:
Enviar um comentário