segunda-feira, 5 de agosto de 2019

«ARTIGO Nº 10 - 2019» "RGB – É O PAIS, POLÍTICOS, LÍDERES, GOVERNANTES E PESSOAS QUE TEMOS – SÃO ESSES É QUE PODEMOS CONTAR COM ELES E NÃO COM OS OUTROS." - MALAM GOMES


                                             
Cada um de nós dentro e (fora da porta) – Tem ou devia ter o seu pedaço da Terra, para fazer tudo e mais alguma coisa, nós todos – (Aqui ou Lá).
Nós os que estão lá na nossa Terra (RGB) e nós que estamos (Cá Fora do nosso País) ou todos nós (Guineenses) - Os nossos bicos foram enterrados lá na nossa ou no nosso país (RGB), temos lá a nossa família a - (Família africana são alargadas).
 Família africana – Pais do (a) (Homem e da Mulher), irmãos (ãs), primos (as), de ambos, de todos os lados (Pai e da Mãe), cunhados (as) - família dos (pais e das mães de ambas as partes todos são considerados (as) famílias) ou melhor nós africanos esses todos são família.
Nós (Guineense) não fugimos as regras das culturas africanas.
Nós cá – Lá temos a nossa família, os nossos amigos (as), os colegas, temos tudo e mais algumas coisas – Temos que cumprir as nossas obrigações e dar as nossas contribuições, para desenvolvimento da sociedade e do nosso país (RGB) – Como fazem outros.
Não podemos cruzar os braços, ficar calados e mudos, tapar os olhos e as orelhas, opoiar, criticar os trabalhos dos outros – Fora e dentro do país.
Se queremos as mudanças, desenvolvimentos da sociedade (Pessoas), da nossa tabanca, da nossa vila, da nossa cidade, da nossa região e do nosso país - temos vários caminhos caminhas, vários formas, deveres a cumprir e as obrigações – Trabalhar e trabalhar com seriedade, financiar, se for preciso com a nossa própria vida como os outros fizeram.
Trabalhar, ganhar dinheiro, ter tudo em casa, comer e beber bem, sentar nas sofás ver e ouvir – Televisão e rádio, ler notícias nos jornais sem dar nada em trocos é impossível termos tudo e o desenvolvimento do país da sociedade e do mundo.
Quando viajarmos e chegarmos alguns pais, vermos – Capital, visitarmos algumas Regiões, Vilas e Cidades ficamos com as bocas abertas.
Muitas vezes perguntamos – porquê que, nascemos lá ou aqui e não naquele ou naqueles - (País ou Países), ou noutro no outro lado?
Atenção tudo o que vemos, vimos - Não são natural são frutos de: (Sacrifícios, Trabalho Sério e de confiança), de diálogos permanente e aberto sem tabus, de entendimentos, de unidade, de respeito mútuas, de cumprimentos das regras, de respeitos as hierarquias, da constituição das leis, dos estatutos da sociedade civil, dos partidos e movimentos políticos das eleições, dos resultados e aceitação a mesma.
Há democracia dita quem ganhar as eleições - Governa as e os que perderem fiscalizam acção do governo, mas as oposições têm que ser respeitadas – Não podemos exercer o poder, base ditadura, base de ganâncias, de manipulação de opinião público, de crispação de truques, de mãos moles ou de tomar a conta de tudo e não respeitar a ninguém, não falar com ninguém e fazer tudo o que entender – (Não podem fazer tudo).
No nosso (RGB) os nossos políticos e governantes fazem tudo e não podiam fazer
Constituição, as leis, os estatutos dos partidos e movimentos políticos e alguns camaras dos vossos partidos, movimentos políticos, as oposições os eleitores incluindo vossos e o povo (Nós Todos dentro e fora de porta), não devemos permitir mais isso?!... (Chega, Basta)
RGB - Está como está a quarente (46) anos, por falta de transparências, corrupção, ambições. Abuso de poder de alguns políticos e governantes.
Se quisermos ganhar alguma coisa na vida temos que dar um algo em troco (trabalhar e trabalhar), com a seriedade e responsabilidade
Tudo o que vimos e vemos noutros países são resultados de trabalho das maiorias dos trabalhadores que vivem e trabalham com seriedade. Naquele ou naqueles (País e países).
Sem sacrifícios das pessoas ou intervenções, trabalho dos - (Homens e Mulheres Sérios), que lá vivem e trabalham.
No nosso país RGB – Pessoas ficam satisfeitos e batem as palmas quando chega ou recebem uma ajuda, vindo de for ou de estrangeiro.
Nunca procuram saber – 1) Donde é que veio? 2) - Como é que veio? 3) - Porquê que veio? – 4) - Quem é que deu? 5) - Porquê que deu? 6) – Quem é que vai pagar depois? Pensam ou reflectem esses seis (6) perguntas.
Todos nós sabemos - Não há café, pequeno-almoço, almoço e jantar ou nada grátis, nesse mundo os que dão vão sempre buscar alguma coisa ou as vezes dão com esquerda e tiram com mão direita.
O nosso país RGB - Se fosse uma empresa, uma instituição, ninguém falava mais Dele – Tinha já declaradas falências, porque há truques, manipulação, ganâncias e corrupção a mais e princípio a menos.
Temos que ter a fê e continuar trabalhar com seriedade, os melhores dias virão – Corruptos e manipuladores de opinião pública é que vão acabar ou reduzir mais (Tarde ou mais Sede a sociedade e o país vão continuar)
Factos são factos e as opiniões são livres – (Factos são sagradas e as opiniões são livres) - Ontem quem tem informações, tem o poder nas mãos, hoje já não é bem assim.
Agora é Tudo a nua e em directo ao público em todo mundo – temos que continuar a sacrificar, trabalhar, falar, tomar as notas, escrever, apoiar o que está bem, criticar o que está mal, na base legal, apontar os erros e dar os exemplos vivos, não só falar por falar e pensar nos cenários possível ou nos lugares de destaque e nos taxos.
Contribuintes limpos têm direitos, os reclamadores de direitos que julgam que tem e não têm, os procuradores de lugar de destaque na sociedade, no país e no mundo - Base de mentiras e manipulações e ganâncias, não deviam ter esses direitos, lugares deviam ser conquistados com mérito.
Muita gente está ocupar lugares, base laços familiar, manipulação de opinião público, mentiras de amizade ou para pagar uma dívida ou favor, principalmente na nossa terra RGB – muitos estão ocupar os lugares a muito tempo, mas não mereciam esses lugares.
Há quarente (40) anos – Mais coisas e menos coisas, qualquer pessoa com um curso superior ou licenciatura, tem logo um emprego garantido e não trabalho precário como agora – Os que? E os manobradores Eles e Elas é que têm essas oportunidades que – (Eles aproveitam).
ATENÇÃO – Na frase em cima, um bom entendedor meia palavra basta.
Nós Guineenses e amigos da Guiné – Bissau queremos – Devemos estar ao lado e apoiar os - Líderes, os políticos e governantes sérios da confiança, que trabalham para bem-estar da - Sociedade, do país e do mundo, só assim é que podemos ter ou somar os ganhos.
MALAM GOMES PRO - ATIVO – VIRÁ OS ÚLTIMOS ARTIGOS DE OPINIÃO DO ANO, PORQUE ELES SÃO LIVRES OS FACTOS SÃO SAGRADA MAS VOU AUMENTR, MAIS SALA E PIMENTA E MENOS PIRI-PIRI.


Sem comentários:

Enviar um comentário