quarta-feira, 25 de abril de 2018

«OPINIÃO» "A JUVENTUDE CONSCIENTE FACE ÁS ELEIÇÕES/2018" - SANTOS FERNANDES


Os dados objectivos face à realidade sócio-económica da Guiné-Bissau indicam que 60% da população guineense tem apenas 25 anos. 

Essa faixa etária é e, certamente, será determinante para as eleições legislativas do presente ano, e para a nova configuração parlamentar em 2019.

Na medida em que os JOVENS estão, cada vez mais, atentos e com mais interesse em relação à situação política, social e económica da Guiné-Bissau.

No entanto, há um fenómeno considerado - "Moratorium Social" - que tem afetado, sobremaneira, os jovens guineenses, obrigando-lhes retardar a sua "juventude" devido aos seguintes factores:

- Falta de posse de meios económico-financeiros, falta de emprego, falta de uma casa própria, falta de bens primários, etc.

- Os "efeitos colaterais" dessa moratória juvenil "obrigam" os jovens guineenses a "prolongarem" a sua dependência "económica", em relação aos seus pais, familiares e amigos, extensivos até aos 40 anos de idade ou mais, por falta de emprego e de oportunidades várias.

Os "poucos" espaços existentes para iniciarem os seus negócios, designadamente, no "serviço precário" e/ou no "comércio ambulante", nas artérias de Bissau e no interior do país estão, também, "controlados" pelos cidadãos estrangeiros:

Da Guiné Conakry, Mauritânia, Senegal, Mali, etc.

Por outro lado, "Empreender" continua a ser uma "miragem", considerando que o exercício do "empreendedorismo" pressupõe, acima de tudo, a criação de mecanismos de financiamento junto às instituições financeiras.


Mas, no que concerne aos JOVENS guineenses, o acesso ao sistema financeiro é, praticamente, INEXISTENTE, por razões relacionadas às GARANTIAS exigidas pelas entidades financiadoras.

Os JOVENS, por conseguinte, não são ELEGÍVEIS para o financiamento, salvo algumas excepções.

Ora, o que resta aos jovens guineenses é, infelizmente, continuar a "mendigar" junto aos seus "vaidosos patrões", à troco de minharias para, assim, continuar sendo "pedintes", sobretudo em tempos de pré-eleições, em que se revelam mais "vulneráveis" aos interesses político-partidários.

Será que sairemos dessas legislativas de 2018 e aguentaremos à "mendigar", até 2022, dependendo do uso que fizermos dos nossos votos?

É, no entanto, fundamental o papel desempenhado pelos JOVENS no processo próximo eleitoral, uma vez que, como disse, constituem 60% da população guineense com 25 anos de idade.

Apenas uma opinião!
"Yes, I agree" !

Bissau, 25/4/2018

Santos Fernandes





Sem comentários:

Enviar um comentário