sexta-feira, 27 de abril de 2018

IPNOVE PROMOVE COLÓQUIO SOBRE CONTABILIDADE E AUTORIA NA GUINÉ-BISSAU

O Instituto Politécnico Nova esperança (IPNOVE) realiza, durante toda esta quinta-feira (26), em Bissau, a primeira conferência da contabilidade auditoria e finanças, subordinaria ao tema; a importância da auditoria e contabilidade para as instituições públicas e privadas, efeitos e responsabilidades

A conferência enquadra-se no âmbito do cumprimento do seu plano anual, cujo objectivo é despertar a atenção dos atores públicos e sociais sobre a importância do desenvolvimento cultural, cientifico do ensino superior no país confrontando os desafios do novo seculo.

No ato da abertura o presidente do IPNOVE, Malam Sissé, realça a importância da contabilidade e auditorias nas instituições.

“Muito se falou das auditorias feitas às instituições públicas, mas nunca se sentiu os seus efeitos e desconhece-se as responsabilizações inerentes aos seus resultados”, lamenta.

Malam Sissé alerta que a auditoria e o controlo “nunca” se devem se confundir com o “policiamento” que, segundo ele, versa sobretudo em garantir a saúde e estabilidade às instituições e servir de base aos instrumentos e actuações das instituições financeiras.

“O momento que se vive exige á todos uma participação activa e cuidada da promoção de boas práticas no saneamento das finanças públicas que passa “necessariamente” pelo aumento das receitas públicas e do controlo rigoroso das despesas por isso dai é importante a auditoria e contabilidade”, justifica.

A iniciativa que está inserida nas actividades extracurricular pretende reforçar a capacidade dos formandos numa perspectiva da extensão académica.

Para Vitorino Manuel, presidente do conselho de administração do IPNOVE, a instituição do ensino superior tem atribuições “relevantes” na vida do país, designadamente na formação dos quadros de qualidade, na boa qualidade do ensino superior do país, na promoção do acesso ao ensino superior.

“Também zelar pela função social que é a dignidade e o prestígio dos quadros nacionais”, garante.

Durante a conferência os participantes tiveram a oportunidade de debater temas ligados a importância da contabilidade e auditoria para as instituições públicas e privadas, presunção dos impostos: perdas e ganhos, obrigatoriedade da utilização das facturas normalizadas.

Também foi debatido o papel do ministério público nos resultados das auditorias realizadas as instituições públicas, julgamento das contas do estado e as suas consequências e resultados e consequências da inspecção, auditoria realizadas às instituições públicas.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Anézia Tavares Gomes/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário