sexta-feira, 20 de abril de 2018

GUINÉ-BISSAU: UNIOGBIS CONDECORA OFICIAIS DA POLÍCIA DAS NAÇÕES UNIDAS


O Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS) agraciou 13 dos 19 oficiais de Policias das Nações Unidas em missão no país.

Durante a cerimónia esta sexta-feira (20 de Abril), o representante residente do UNIOGBIS Modibo Turé afirma que o papel fundamental destes oficiais é de promover o estado do direito.

«Quando estamos a falar da missão de manutenção da paz, geralmente vem a imagem dos capacetes azuis e aquelas grandes armas de combate e as vestimentas a prova de balas. E as vezes por causa destas imagens tendemos a esquecer o grande e responsável componente para a consolidação da paz no contesto dos conflitos que são os oficiais da policias das Nações Unidas porque seu papel fundamental é a promoção do estado de direito e com base nisso que as nações são construídas», reconheceu o representante da UNIOGBIS.

Entretanto, o chefe da sessão do Estado de Direito e Instituições de Segurança do UNIOGBIS Antero Lopes reconheceu que há mudanças de mentalidade por parte dos militares, políticos e dos membros das instituições de segurança e da justiça.

“ Há uma crescente eficácia na luta contra a impunidade. Se há sector que tem crescido bastante apesar das dificuldades, esse sector é o das reformas prioritárias, nomeadamente o sector da segurança, justiça que têm dado provas de que se estão a transformar”, saliente Antero Lopes. 

Os oficiais da polícia das NU afectos a GB têm a missão de ajudar na implementação dos mandatos da missão de reforma de sector de segurança e profissionalização da polícia nacional e instituições de segurança.

Por: Nautaran Marcos Có/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário