terça-feira, 16 de maio de 2017

VETERANO DE GUERRA GUINEENSE, MANECAS DOS SANTOS CONVOCADO PELA JUSTIÇA POR AFIRMAÇÕES SOBRE ALEGADO GOLPE DE ESTADO



O veterano de luta pela independência da Guiné e Cabo Verde, coronel Manuel "Manecas" dos Santos, foi hoje notificado pelo Ministério Público para esclarecer as suas afirmações sobre a alegada iminência de um golpe de Estado no país.


O Ministério Público quer ouvir "Manecas" dos Santos na quinta-feira.

Numa entrevista ao diário português Diário de Notícias, "Manecas" dos Santos, que foi várias vezes ministro de sucessivos governos na Guiné-Bissau, defendeu que estaria iminente um golpe de Estado, tendo em conta a crise política e o impasse que se vive há cerca de dois anos.

Confrontando hoje pelos jornalistas com as aquelas afirmações, o veterano de luta pela independência disse que as suas palavras estão a ser mal interpretadas por terem sido ditas num contexto de hipótese.

"O que eu disse foi no condicional. A Guiné-Bissau poderá estar (na iminência de um golpe de Estado). Para quem fala português sabe que poderá é uma eventualidade", sublinhou Manecas dos Santos.

O coronel, atualmente membro do Bureau Político do PAIGC, afirmou que não teme ir depor ao Ministério Público onde, irá reafirmar as suas palavras, por serem, notou, uma opinião apenas.

"Manecas" dos Santos acrescentou que as suas palavras visam também denunciar uma situação que o próprio não pretende que aconteça ao país, ainda que, frisou, o momento político pode proporcionar um levantamento militar.

O veterano de guerra guineense referiu ter amigos em todos os quadrantes do país, quer na administração civil quer na militar, embora tenha deixado de pertencer ao Exército desde 1976, quando passou à reserva, o que não quer dizer que possa estar a incitar ninguém.

Conosaba/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário