segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

«PESCAS» GOVERNO GUINEENSE PROMETE COMBATER ILEGALIDADES NAS AGUAS NACIONAIS


Bissau, 15 Fev 16 (ANG) – O Secretário de Estado das Pescas e Economia Marítima, Ildefonso Barros, prometeu este fim de semana um combate sem tréguas às atividades de pesca ilegal nas águas territoriais da Guiné-Bissau.

Ildefonso Barros fez esta afirmação na cidade de Cacheu, durante a inauguração de uma fábrica de conservação de pescado com capacidade de 15 toneladas diárias na região do mesmo nome. 

Antes, o governante havia estado na região de Quinara, concretamente na cidade de Buba, onde também procedeu a entrega de duas máquinas de fabrico de gelo.

Na ocasião, o Secretário de Estado das Pescas exortou aos pescadores nacionais e estrangeiros no sentido de cessarem a utilização de mecanismos ilegais nas atividades de pesca nomeadamente a rede de monofilamento que são prejudiciais ao ambiente.

“Os pescadores estrangeiros que quiserem trabalhar na Guiné-Bissau devem cessar as práticas de pesca ilegal e têm que se legalizar-se junto das instituições de pesca para poderem praticar as suas atividades”, avisou Ildefonso Barros.

Segundo este responsável, nesta primeira fase estão sendo realizadas atividades pedagógicas juntos dos pescadores, mas depois dessas acçoes qualquer pescador que for apanhado pelas autoridades de segurança marítimas a praticar actos ilegais ser-lhes-ão confiscados os seus equipamentos.

Ildefonso Barros anunciou que serão brevemente administrados formações e capacitações ao nível nacional para mulheres pescadoras.

Aquele governante disse que entregou no sábado passado uma máquina de gelo (prensa) ao Projecto de Mulheres Pesqueiras de Bubacar Djau (de Buba) no quadro de acompanhamento dos seus trabalhos em todo o país com vista a melhorar as suas produções.

ANG/FGS/ÂC/SG\\Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário