sábado, 20 de fevereiro de 2016

OPOSIÇÃO ACUSA GOVERNO DA GUINÉ-BISSAU DE DESRESPEITAR CHEFE DE ESTADO


O Partido da Renovação Social (PRS), que lidera a oposição na Guiné-Bissau, criticou hoje o PAIGC, no Governo, de "deselegância e desrespeito" para com a figura do chefe de Estado.

Em conferência de imprensa, Victor Pereira, porta-voz do PRS, considerou que ao retirar-se da mesa das negociações que José Mário Vaz tem estado a levar a cabo entre as partes desavindas no parlamento, o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) "mais uma vez desrespeita" a figura do Presidente do país.

Por discordar do facto de o chefe de Estado convidar para a mesa das negociações os 15 deputados da sua bancada expulsos do Parlamento, por alegada indisciplina partidária, o PAIGC decidiu retirar-se das conversações.

Para o PRS, o "PAIGC devia compreender" que José Mário Vaz apenas está a tentar solucionar um problema que não pode ser resolvido em sede própria, no Parlamento, onde, disse, têm acontecido "sucessivos atropelos à lei".

"Capricho partidário não tem permitido um normal e regular funcionamento desse órgão soberano", disse o porta-voz do PRS, que acusa ainda o PAIGC de tentar "às escondidas" uma suposta aproximação ao seu líder, Alberto Nambeia.

Na opinião do PRS, a tentativa de aproximação da liderança do PAIGC a Alberto Nambeia visa apenas "desacreditar os esforços" do Presidente da República na busca de uma solução política face à crise que se instalou no parlamento.

Sobre o adiamento do reinício dos trabalhos no parlamento de 15 para 25 de fevereiro, o PRS entende ser "mais uma manobra dilatória" por parte do PAIGC, tendo em vista "receber mais uma restrição judicial" para os 15 deputados expulsos da sua bancada.

A mesa do parlamento apresentou um recurso ao Tribunal de Relação pedindo que seja anulada uma providência cautelar intentada pelos deputados expulsos, que lhes deu razão.

O PRS promete lutar "dentro dos limites da lei" para a reposição da "verdade democrática" que passará pela manutenção dos mandatos dos 15 deputados do PAIGC, entretanto já substituídos por novos parlamentares alinhados com a direção do partido.

http://www.destaqueangola.com/2016/02/oposicao-acusa-governo-da-guine-bissau.html

Sem comentários:

Enviar um comentário