No dia 10 de Fevereiro na Embaixada da Rússia teve lugar a recepção por ocasião do Dia do Diplomata Russo.
No decorrer dos últimos anos este evento se tornou uma tradição da Missão Diplomática Russa em Bissau. Na recepção participaram Ministro da Comunicação Social Sr. Agnelo Regala, Secretária de Estado da Cooperação Internacional e Comunidades Sra. Suzi Barbosa, Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas General Biaguê Na N’Tan e Comandantes das Forças Armadas da República da Guiné-Bissau, Chefes de Departamentos do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Chefes das Missões Diplomáticas e dos Organismos Internacionais acreditados em Bissau, cidadãos russos que residem na Guiné-Bissau, antigos estudantes guineenses graduados nas universidades russas e soviéticas.
O discurso do Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da Rússia incluiu o extrato da história da criação do Dia do Diplomata, bem como os resultados da política externa russa do ano passao e as suas prioridades para o futuro. Foi sublinhado que os diplomatas russos são fiéis às tradições da defesa dos interesses nacionais da Rússia, aos princípios de boa vizinhança e parceria mutuamente vantajosa com todos os estados. Nas condições do agravamento da situação internacional, a Federação da Rússia realiza de maneira consecutiva a política externa determinada na Concepção aprovada pelo Presidente Vladimir Putin e baseada nos princípios da manutenção da segurança do país em cooperação estreita com todos os parceiros estrangeiros que agem na base da igualdade de direitos e respeito do direito internacional e principalmente do papel principal da ONU.
Por sua parte, a Chefe da Delegação Governamental, Ministro da Comunicação Social da República da Guiné-Bissau Senhor Agnelo Regala, destacou a contribuição dos diplomatas russos na solução dos actuais problemas internaionais e agradeceu a Rússia pelo apoio sempre prestado ao povo guineense.
Além dos eventos protocolares, na véspera da comemoração do Dia do Diplomata foi realizado o programa cultural, recreativo e desportivo. Em 6 de Fevereiro teve lugar um torneio amistoso de futebol, voleibol e tiro entre a equipa da Embaixada da Rússia e a equipa da Associação “Soyuz”. No território da Embaixada foi organizada as exposições de fotos consagradas a Diplomacia Russa, bem como a lugares de interesse da Rússia.
As rádios e a televisão da Guiné-Bissau lançaram uma série de reportagens sobre as celebrações na Embaixada. No dia 12 de Fevereiro o jornal “Nô Pintcha” publica a entrevista do Embaixador Russo com o exclarecimento da posição da Rússia em relação dos principais problemas internacionais, inclusive a solução dos conflitos na Ucrânia e na Síria. No artigo também são abordados as questões relacionadas com a cooperação russo-guineense no ano 2015. Particularmente destaca-se o Acordo de cooperação no combate ao tráfico de drogas, substâncias psicotrópicas e seus precursores, assinado em 23 de Abril de 2015 pelo Serviço Federal de Controlo ao Narcotráfico da Federação da Rússia e o Ministério da Justiça da República da Guiné-Bissau, bem como a realização em Moscovo do 1 a 4 de Dezembro de 2015 da 1ª Sessão da Comissão Russo-Guineense das Pescas.
Sem comentários:
Enviar um comentário