Bissau,10 Fev16(ANG)-Ogrupo cultural "Netos de Bandim" foi o grande vencedor do carnaval 2016 subordinado ao lema: “Resgate e Valorização da Nossa Cultura, Guiné-Bissau Terra de Nturudo.”
A 2ª posição foi ocupada pelo grupo Chão de Papel Varela e no 3º lugar ficou a região de Biombo.
No concurso de mascaras, a ilha de Bubaque com a mascara nº 22, arrebatou o 1º lugar, e a 2ª posição foi ocupada pela mascara nº 08 do grupo Sintrenses Unidos (Sintra). No 3º posto está a mascara nº 16, da região de Cacheu.
Os prémios serão entregues ainda esta semana cujo montante para o 1º lugar em grupo é de 08 milhões de francos CFA,(12 mil Euros) o segundo lugar leva seis milhões e o terceiro quatro milhões de cfa.
Na categoria de mascaras o primeiro lugar vai receber dois milhões de francos CFA.
A região de Biombo contestou os resultados alegando a violação dos regulamentos do concurso carnavalesco por parte de alguns grupos mas que foram aceites pelos Júris.
Dentre as normas violadas consta o limite de número de pessoas por cada grupo que segundo o regulamento é de 100.
No desfiles, participaram ao todo 12 grupos ao nível nacional dos quais três do Sector Autónomo de Bissau (SAB) e nove das regiões.
O desfile nacional da maior desta cultural do país foi assistido pelo Primeiro-Ministro Carlos Correia, membros do seu executivo e alguns representantes das instituições parceiras e figuras ligadas a cultura nacional.
O carnaval terminou esta 3ª feira, mas o convívio nas barracas continua até ao mês de Marco. ANG/
ÂC/SG\\Conosaba
Sem comentários:
Enviar um comentário