sexta-feira, 28 de agosto de 2015

ONU GARANTE MANUTENÇÃO 'POR ENQUANTO', DO APOIO À GUINÉ-BISSAU


A Organização das Nações Unidas vai manter a ajuda financeira prometida à Guiné-Bissau, mas está preocupada com a participação de outros dadores internacionais, disse uma fonte do Conselho de Segurança à agência noticiosa Lusa.

A fonte disse poder vir a acontecer que alguns dos doadores manifestem relutância em desembolsar os fundos anteriormente prometidos, caso sintam que não podem confiar no novo governo ou receiem que vai existir instabilidade de novo.

A 25 de Março passado, a Guiné-Bissau organizou com o apoio do Programa de Desenvolvimento da ONU e da União Europeia uma conferência de dadores em que foram prometidos 1,2 mil milhões de dólares em ajuda.

“Estas promessas foram feitas em apoio ao Plano Estratégico e Operacional do Governo para o período de 2015/2020″, especifica o último relatório elaborado pelo Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS), divulgado a 13 de Agosto.

O Presidente da República da Guiné-Bissau demitiu o Governo a 12 de Agosto e designou como primeiro-ministro, no dia 20, Baciro Djá, vice-presidente do Partido Africano para a Independência da Guiné e de Cabo Verde (PAIGC). (Macauhub/GW)

Sem comentários:

Enviar um comentário