sábado, 22 de fevereiro de 2014

"GRAVIDÉZ NA ADOLESCÊNCIA". "CONSELHOS DA ANTIGA ENFERMEIRA" ROSA MARIA MARTINS GOMES.

                                     GRAVIDÉZ NA ADOLESCÊNCIA
            
Em pleno século XXI, o drama de Gravidez na adolescência, está cada vez mais forte. Pergunta-se porquê?
Isto acontece muito na sociedade Africana e na classe de vida média baixa, onde as MÃES trabalham muitas horas fora de casa e não têm tempo para prestar atenção a educação dos filhos adolescentes. Não têm tempo nem para ler um jornal quanto mais para lerem os folhetos informativos sobre a saúde.
Saem de casa de madrugada e voltam tarde, as vezes com os filhos já na cama. Os adolescentes passam a maior parte de tempo sozinhos. Perdem o convívio com os Pais e acabam por se tornar desobedientes e não cumprem a regra de boa educação. Faltam as aulas e os Pais nem ficam cientes disso. Não entregam o aviso que veio da escola. Assinam pelos Pais mesmo se eles sabem ler.

As vezes de tão cansada que a Mãe volta do trabalho, nem se importa com o que passa a sua volta. A vontade é de tomar banho e cair na cama. O espanto será quando constatar que a filha adolescente está com uma gravidez avançada.
Mãe acorda para a educação da sua filha. Dar educação não é só comprar-lhe coisas bonitas fazer-lhe todas as vontades e o resto que se dane.
Não há motivo para não participar na transformação da sua filha adolescente em casa, ainda mais estando em plena Europa onde a assistência aos menores é gratuita.
Mesmo estando a trabalhar, pode ajudar a sua filha adolescente a prevenir a doença sexualmente transmissível e a gravidez indesejada.

Aqui vai uns conselhos que deve seguir:
Regra nº 1:
Não evite de tomar banho a frente dela e nem usar o penso higiénico quando tiver o período. Já viu na TV e já ouviu falar na escola. Explique-a que na puberdade todas as Mulheres passam por essa fase e que ela é uma delas. Diz-lhe para não ter medo e deve avisar quando acontecer também com ela, para a poder explicar como deve proceder. Faça-a sua amiga para ela se abrir consigo, seja em que circunstância for. Também nessa fase é fácil fazer o bebé. Já não deve brincar as casinhas porque está na fase de ser quase mulher. Ensine-a que a MENSTRUAÇÃO é: O fluxo sanguíneo provocado por óvulos mortos que descem todos os meses dos ovários para o útero e saem pelo colo, pingando gota a gota na vagina. Quando esses óvulos forem fecundados com a ajuda do espermatozóide do homem, faz-se a Nidação. O ovo aloja no útero de Mulher e processa a Gestação. Ou seja fica grávida. Só não acontece se a Mulher estiver doente, se estiver estéril ou se estiver na menopausa.

Regra nº 2:
Precisa levar a sua menina a Médica de Família a partir da fase que começar o período Menstrual. A Médica a encaminhará para Ginecologista, que saberá o que fazer, qual será o conselho a dar para que a sua filha não corra o risco de infecções e também da gravidez. Caso não tenha o Médico de Família, vai ao Centro de Saúde e pede a consulta de planeamento para sua filha. Será atendida e encaminhada.
Não deixe que o trabalho e a negligência faça com que a sua filha perca a sua infância.
É muito triste ver meninas de 13 e 14 anos serem Mães. Elas que ainda nessa idade são imaturas e precisam dos cuidados dos Pais vão cuidar de outras crianças? Se não quer que esse trabalho sobre para si, peça ajuda.
                                                                                                           
Esse gesto fará com que sua filha não perca a infância, continuará a estudar e será alguém no futuro.

Quando chegar aquela fase de tentação, em que as adolescentes querem experimentar o sexo, é difícil se entenderem com os Pais em casa. Nessa idade já foi tentada pelo namorado para lhe dar a prova de amor.
Os Homens quando estão com tesão, tornam-se feras, não raciocinam.” Se gostas de mim na verdade, tens que me dar prova de amor”. Conseguem tudo o que querem, a todo o custo. Elas caem com facilidade. Se for amiga dela, saberá informá-la como agir nesses casos.
Com a sua ajuda Mãe, ela pelo menos vai poder se defender quando começar a vida sexual.
No Centro de saúde, ela poderá receber aos 13 anos, a vacina contra os vírus de Papiloma Humana, VPH que é uma infecção transmitida sexualmente, que provoca cancro de útero, colo, vagina, ânus, boca, pénis, próstata, garganta, ovários etc. é uma doença que mata lentamente e é traiçoeira.
Vai poder usar métodos contraceptivos e preservativos para evitar o contágio e também a gravidez.
A Mãe nunca deve pensar que a filha é ainda muito nova para ter relações sexuais, porque irá ter uma surpresa. Estamos no mundo de desenvolvimento.
Peça ajuda e preste atenção mais na sua filha. Isto também serve para os Papás. Ajudem as vossas esposas a cuidarem das vossas meninas. Este trabalho não cabe só as mães.
                          

                          SAÚDE PARA TODOS.

Sem comentários:

Enviar um comentário