sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

SAÚDE: AÇÚCAR «PIOR QUE TABACO».


Especialistas de vários países unem-se contra o que dizem ser o inimigo dos tempos modernos: o açúcar.
Há quem lhe chame o inimigo dos tempos modernos e quem vá mais longe, não hesitando em apelidá-lo de pior do que tabaco. E a culpa é dos amargos de boca que tem causado, traduzidos no aumento do número de obesos em todo mundo ou no crescimento de vítimas de doenças como a diabetes. É por isso que especialistas do Reino Unido, Estados Unidos e Canadá se uniram em torno de um inimigo comum: o açúcar. E é contra ele que nasceu a iniciativa ‘Ação contra açúcar’.
Das bebidas açucaradas, à comida cada vez mais rica em gordura e açúcar, não raras vezes mais escondido, como acontece com o ketchup, os iogurtes e até mesmo o pão, multiplica-se a oferta, sobretudo junto dos mais jovens, e crescem as tentações em forma de alimentos que prejudicam quem os ingere. É para consciencializar a população sobre este inimigo que surge a campanha, que visa, ao mesmo tempo, pressionar os governos e as empresas do ramo alimentar a reduzir os níveis de açúcar «desnecessários».
«O açúcar é o novo tabaco», diz a propósito Simon Capewell, professor de epidemiologia clínica na Universidade de Liverpool, no Reino Unido, em declarações ao diário britânico The independente.
«A indústria, mais preocupada em obter benefícios do que com a saúde pública, impõe a pais e filhos incautos as suas bebidas açucaradas e os seus alimentos com gordura», afirma o especialista, que acredita que, se até em 2017 se conseguir reduzir em 20 a 30% os níveis de açúcar que contêm alguns alimentos será possível travar a tendência crescente da obesidade.


Sem comentários:

Enviar um comentário